A ideia da ação “Prosa feminista: pesquisas de mulheres para mudar o mundo” é dialogar com pesquisadoras feministas, promovendo a divulgação científica através do perfil de Instagram a Universidade Livre Feminista.
Objetivos
- Visibilizar a produção de conhecimento das mulheres feministas que atuam na academia e/ou a partir dos coletivos e movimentos feministas e de mulheres.
- Promover a divulgação científica a partir de um espaço de diálogo fora da academia.
Metodologia
As conversas ocorreram uma vez por mês no perfil da ULF no Instagram (@ulivrefeminista) em formato de entrevista e foram mediadas por colaboradoras da Universidade Livre Feminista em diálogo com pesquisadoras convidadas.
São lives curtas (entre 30 e 40 minutos) que articulam temas como a questão de pesquisa, a metodologia empregada e os principais aprendizados do estudo realizado. Os textos acadêmicos ficam disponibilizados no site da ULF, assim como outras referências ligadas às temáticas. As pesquisas transitam por diferentes áreas do conhecimento, como Serviço Social, Literatura, Psicologia e Educação, Saúde Coletiva, Comunicação e Tecnologia e Ciências Sociais e Políticas.
A partir da entrevista, selecionamos pequenos vídeos (3 minutos), que são postados como “Pílulas Feministas” para divulgar a conversa na íntegra e também enfatizar temas específicos que foram abordados.
O conteúdo as Entrevistas e das Pílulas Feministas está disponível para acesso através do IGTV da Universidade Livre Feminista no mesmo perfil do Instagram. Essa ação busca ampliar e fortalecer nossa relação com mulheres que estão desenvolvendo pesquisas feministas em regiões periféricas do Brasil e que sofrem com a invisibilização da produção de conhecimento, especialmente em áreas do saber consideradas menores.
Confira abaixo as “Prosas feministas: pesquisas de mulheres para mudar o mundo” que realizamos!