Feminismo com quem tá chegando

Card com fundo roxo. Na parte superior está Trilha 2, em vermelho. Abaixo, está o título da trilha: Feminismo com quem tá chegando. O título da trilha está escrito na cor cinza e as letras têm um contorno vermelho. Ao lado esquerdo do título estão vários pequenos círculos de cor cinza. Os círculos estão espalhados até a parte superior do card, se encerrando logo abaixo da frase “Trilha 2”. No canto inferior esquerdo está escrito @ulivrefeminista. Fim da descrição.

Podemos chegar no feminismo de muitas formas. Nesta trilha vamos dialogar sobre esses diferentes jeitos de se aproximar do movimento e o processo de se reconhecer feminista.

Sugestões de leitura

O primeiro texto indicado é de bell hooks, do livro Feminismo é para todo mundo. Em Política feminista – Onde nós nos posicionamos, ela fala que para entender o feminismo necessário compreender o que é o sexismo, a exploração sexista e a opressão e nos convida a essa reflexão.

O segundo é o capítulo 2 do mesmo livro. Em Criação da consciência – Uma constante mudança de coração, hooks reflete sobre como podemos enfrentar o patriarcado a partir da autorreflexão.

Por fim, Sem vergonha de se assumir como feminista é um texto das Blogueiras Feministas – @blogfem – que traz os desafios de afirmarmos esta identidade diante de uma sociedade que associa o feminismo a conceitos negativos e pejorativos.

Questões para debate

  1. Cada uma de nós constrói seu caminho no feminismo. O feminismo chega pra gente de muitas maneiras e por motivos diferentes. Às vezes é uma amiga que conversa com a gente, outras vezes é na escola/universidade. Às vezes é uma situação em casa que te coloca pra pensar sobre o feminismo ou pode ser que o contato com algum coletivo ou movimento organizado faça essa aproximação. bell hooks nos diz que precisamos entender o que é o sexismo a partir das nossas experiências e a partir das experiências das outras mulheres. Como foi que o feminismo chegou na sua vida?
  2. Se identificar como feminista, muitas vezes, é um processo. Algumas se reconhecem mais jovens e outras já na vida adulta. Depende da história de vida e da caminhada de cada mulher no processo de transformação, que ocorre no nível pessoal e através dos espaços de luta e resistência coletiva. Nos processos educativos do movimento feminista, costumamos conversar sobre nossa chegada ao feminismo e como ele chegou para nós. Este debate é sempre muito rico. E você, quando e como se reconheceu feminista?
  3. Entender-se e assumir-se feminista é um processo de aprendizado. Isso não é tarefa fácil. O feminismo, muitas vezes, é mal compreendido pela sociedade em geral, o que faz com que muitos mitos (mentirosos) sejam criados e muitas feministas sofram julgamentos, seja nas suas relações cotidianas ou nas redes sociais. Você sente isso? Quais desafios você enfrenta ou enfrentou ao se assumir feminista?

Vídeos relacionados

Poesia Potência de Cidinha Oliveira, declamada por Viviane Hermida. Neste vídeo, Viviane Hermida, colaboradora da Universidade Livre Feminista, compartilha a poesia de @cidinhapoeta.

Poesia Sujeira, de Priscilla Brito (@priscillacarolb), declamada por Thayz Athayde (@thayzathayde), ambas colaboradoras da Universidade Livre Feminista.

No vídeo de Aprendizados e Encerramento da Trilha 2 – Feminismo com quem tá chegando, Bibiana Serpa (@bibiserpa), colaboradora da Universidade Livre Feminista, retoma pontos sobre como o feminismo chega na vida de diferentes mulheres e comenta alguns desafios que enfrentamos nesse caminho de descoberta e afirmação feminista!

Tipo Título Temáticas Ano
Vídeo
Potência, de Cidinha Oliveira, por Viviane Hermida Educação Popular, Pedagogia Feminista 2020
Vídeo
Sujeira, de Priscilla Brito, por Thayz Athayde Educação Popular, Pedagogia Feminista 2020
Vídeo
Aprendizados e Encerramento da Trilha 2 - Feminismo com quem tá chegando Educação Popular, Movimento Feminista, Pedagogia Feminista 2020
Documento
Política Feminista — Onde nós nos posicionamos, por bell hooks Feminismo Antirracista, Feminismo Negro, Resistência 2020
Documento
Criação da consciência — Uma constante mudança de coração, por bell hooks Feminismo Antirracista, Feminismo Negro, Movimento Feminista, Mulheres Negras 2020
Documento
Um guia para você que tem vergonha de se assumir como feminista Feminismo Antirracista, Movimento Feminista, Resistência 2020
Documento
A Transformação do Silêncio em Linguagem e Ação, por Audre Lorde Feminismo Negro, Mulheres Negras, Resistência 2020
Vídeo
Trilha 1 - Feminismo para que e para quem? Educação Popular, Movimento Feminista 2018