Sistematização de Práticas Metodológicas de Formação em Educação Popular em Ambiente Virtual

Ano: 2020 | Modalidade: Virtual
Temas: EaD feminista, Internet e Desigualdades, Uso de Ferramentas de Internet
Participantes: Organizações que atuaram com Educação Popular na internet no contexto da pandemia de Covid-19
Parcerias: CEAP - Centro de Educação e Assessoramento Popular
Tipos de Atividades: Espaços formativos, debates e reuniões executivas

Sobre a conexão

Em 2020 a Universidade Livre Feminista foi convidada pelo CEAP (Centro de Educação e Assessoramento Popular) a participar de um processo de sistematização de práticas metodológicas de formação em educação popular que aconteceram no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19. 

Ao todo foram 10 iniciativas participantes: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coletivo Intervozes, Pastoral da Juventude (PJ), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Universidade Livre Feminista (ULF), Confederação Nacional dos Trabalhadores/as na Agricultura (Contag), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e Odara – Instituto da Mulher Negra. 

Objetivo

Refletir sobre práticas de educação popular que aconteceram virtualmente no contexto da pandemia de Covid-19, de modo a promover intercâmbio entre diferentes experiências de organizações que atuaram na perspectiva da pedagogia popular na internet neste período.

Metodologia

Ao longo ano participamos de espaços formativos, debates e reuniões executivas que culminaram em documentos de sistematização que contribuem para a reflexão sobre processos de educação popular realizados por meios virtuais e que apontam caminhos para o enfrentamento aos desafios postos e os que estão por vir. 

Consulte abaixo a publicação com todas as experiências.

Tipo Título Temáticas Ano
Documento
Sistematização de práticas metodológicas de formação na Educação Popular em ambiente virtual Educação Popular, Pedagogia Feminista 2022