Neste ano, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) traz como focos para o Dia Internacional da Mulher a mobilização em torno do aniversário de 100 anos do 8 de Março e a defesa integral do III Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH III).
Segundo Joana Santos, educadora do SOS Corpo e coordenação colegiada do FMPE, esses dois focos se realçam e fortalecem o movimento de mulheres na perspectiva feminista. “Cem anos depois, a gente discute e leva para sociedade a reflexão sobre as conquistas e as ausências de direitos em nossas vidas. Nesse contexto, a gente defende o PNDH III, conjuntamente com vários movimentos sociais, na defesa intransigente dos direitos humanos”, disse Joana.
De fato, o PNDH III representa uma conquista constituindo-se em direitos de todos e todas. No estado, o Fórum ressalta a legitimidade do documento, defendendo-o integralmente nos seis eixos considerados polêmicos, que inclui a questão da descriminalização do aborto.
Em torno das ações do Dia 8, o Fórum também se une ao movimento de trabalhadoras rurais que irá entregar o Plano Estadual de Políticas para Trabalhadoras Rurais ao Governo do Estado. O documento consolida direitos das mulheres trabalhadoras rurais como políticas públicas a serem desenvolvidas de forma efetiva.
Durante todo o mês de Março, as lutas e direitos das mulheres serão pautados em várias ações, como debates, entrevistas, palestras, oficinas, além da passeata, que o Fórum de Mulheres de Pernambuco realizará como parte da programação do Dia Internacional da Mulher. “Cem anos depois, a gente continua na luta, pois não podemos retroceder nos nossos direitos”, conclui a educadora do SOS Corpo.
fonte: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia