O Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos das Mulheres (CLADEM) lançou recentemente um Boletim no qual aborda temas da teoria crítica feminista. O Boletim faz parte do Programa de Formação da organização e com o objetivo de contribuir com o debate e o aprofundamento das argumentações jurídico-político-feministas. O boletim faz parte de uma série de cinco publicações sobre cinco temas chaves para o fortalecimento do trabalho jurídico-político do CLADEM.
ACESSE AQUI o site do Cladem para baixar o arquivo.
O Cladem existe há mais de 26 anos, com o intuito de fortalecer o monitoramento dos Estados através da capacitação das organizações feministas para a análise e argumentação político-jurídica em todos os países da América Latina e do Caribe. A rede contribui para denunciar os mecanismos e dispositivos do sistema patriarcal que criam e reproduzem os espaços de subordinação, discriminação e opressão das mulheres na região. Além disso, o CLADEM tem status consultivo perante a ONU, OEA e UNESCO.
Colaborou para este boletim Rosa Cobo Bedía, Professora de Sociologia e Diretora do Centro de Estudos de Gênero e Feministas da Universidade da Coruña. Sua linha de investigação principal é a teoria feminista e a sociologia do gênero. Em 2011 publicou o livro “Hacia una nueva política sexual”.