As mulheres enfrentam inúmeras dificuldades no seu cotidiano para acessar as políticas públicas: falta atendimento adequado nos hospitais, falta segurança e apoio quando precisam denunciar a violência doméstica, falta transporte público de qualidade, entre outras. Para discutir essas e outras questões, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) realizou em Recife (Pernambuco), na última segunda-feira, 25 de agosto, o Palanque Feminista, onde foram apresentadas demandas, denúncias e críticas das mulheres.
Na Declaração do Encontro Estadual do FPME, realizado nos últimos dias 23 e 24 de agosto, também em Recife, as mulheres listaram suas reivindicações.
Em entrevista à Adital, uma das coordenadoras do Fórum e residente na região pernambucana do Pajeú, Célia Sousa destaca que o encontro foi fruto de uma série de discussões regionais, promovendo escutas em torno das necessidades apontadas pelas próprias mulheres. “Foi muito interessante porque o Fórum fez um apanhado de questões importantes a partir das falas das mulheres de várias localidades”, explica.
A coleta de informações servirá de referência para as ações do movimento feminista do Estado e também nas articulações de lutas sociais em âmbito nacional.
Quer ler a Declaração Final do Encontro Estadual 2014 do Fórum de Mulheres de Pernambuco? ACESSE AQUI.