As ações da prefeitura de Porto Velho voltadas às políticas de promoção da igualdade de gênero e de enfrentamento à violência contra as mulheres, foi o principal tema da palestra proferida pela coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina, aos alunos do Centro Salesiano do Menor, realizada nesta quarta-feira (6/10), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai/RO). A exposição foi uma das atividades prevista no programa em comemoração aos 50 anos de criação do Senai, aberta na última terça-feira(5).
Em comemoração ao cinqüentenário da instituição, durante três dias do evento, estudantes de mais de setenta escolas públicas e particulares, empresários e comunidade em geral terão acesso às áreas da Escola Senai, onde poderão assistir palestras, visitar oficinas, laboratórios e salas de aulas, assim como participar de minicursos. “Para nós, é muito importante participar de atividades como essa, porque nos proporciona uma oportunidade a mais para divulgar o que a prefeitura realiza nessa questão específica das políticas públicas para as mulheres. E o grande diferencial diz respeito aopúblico atingido. Aqui é um grupo de alunos e de jovens, que precisam despertar sua consciência para a questão de gênero, a fim de que se acabe com os preconceitos e as desigualdades ainda existentes”, disse a coordenadora.
Utilizando de recursos como apresentação de slides, Mara Regina apresentou aos alunos do Centro Salesiano as principais atribuição da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), como a elaboração e implementação de ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida das portovelhenses, ações que são articuladas com a sociedade civil, secretarias municipais e áreas de atuação governamental.
Autonomia e igualdade
Ela também falou dos eixos de atuação da coordenadoria que envolve assuntos como, autonomia e igualdade no trabalho; saúde da mulher, direitos sexuais e contraceptivos; educação inclusiva e não sexista, e enfrentamento à violência contra a mulher. “São várias as áreas de atuação da prefeitura, através da coordenadoria, como a realização das feiras para a venda de produtos, criação da Cooperativa de Mulheres UniArte e outros grupos de mulheres que utilizam o Espaço Lilás, no Shopping Popular, e também ações de inclusão e capacitação de mulheres indígenas e assentadas em cursos de informática, realizado em parceria com o Sindicato de Micro e Pequenas empresas.
No final da palestra foram distribuídos aos participantes materiais de divulgação das ações da coordenadoria, da Casa Abrigo “Sonho de Liberdade” e cópias da lei Maria da Penha. Os alunos também assinaram a ficha de presença, onde deixaram cadastrados seus e-mails para recebimento de mais material de informação sobre a atuação da prefeitura nessa área.
Por Joel Elias
Fotos: Medeiros