Domingo de irreverência e luta por direitos com Parada da Diversidade

Diário de Pernambuco

O tradicional domingo de praia em Boa Viagem teve um clima diferente hoje. A avenida Boa Viagem se coloriu para receber a Parada da Diversidade. Desde as 9h, os trios elétricos se concentravam em frente ao edifício Acaiaca para, ao meio dia, tomar a avenida, com muita festa , irreverência e defendendo as bandeiras de luta por respeito, igualdade de direitos e contra a homofobia e o preconceito.

Imagem: Ana Cláudia Dolores
9parada-recife


Um dos trios mais festejados é o da boate Metrópole, que trouxe como destaque o ex-integrante do programa Big Brother Brasil Serginho, que declarou abertamente sua homossexualidade na TV.

Os organizadores do evento esperam reunir cerca de 200 mil pessoas para a avenida Boa Viagem e pelo jeito conseguiram. Apesar da multidão, a Polícia Militar garante que a situação é de tranquilidade, sem o registro de ocorrências mais graves.

O grande público foi alvo de políticos, principalmente os candidatos proporcionais, que levaram a militância e espalharam bandeiras e panfletos, enquanto uma ação de saúde da Prefeitura do Recife entrega preservativos e material educativo.

Assim, a parada se consolida como a maior parada gay do Nordeste e uma das cinco mais relevantes do país. Tem a dimensão de grandes blocos carnavalescos, com dez trios elétricos e cantores de todos os ritmos. Está longe de ser mais uma folia fora de época. Para os defensores das causas homossexuais, é uma oportunidade para dar visibilidade às bandeiras do movimento, como o combate à homofobia e a luta pela cidadania e pelos direitos humanos.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Ana Cláudia Dolores

 

————-

Parada Gay lota as ruas de Salvador

A nona edição do evento ocorreu neste domingo no centro da cidade.
O tema da Parada Gay foi: ‘Homofobia, fora daqui!’.

Do G1, em São Paulo

A 9.ª edição da Parada Gay tomou as ruas de Salvador neste domingo (12), com o tema “Homofobia, fora daqui!”. A expectativa da organização do evento era reunir 1 milhão de pessoas.

Parada GayUma multidão lotou as ruas de Salvador durante a 9.ª Parada Gay (Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde/AE)

 

Várias ruas do centro da cidade foram interditadas para a passagem dos trios elétricos e permanecerão assim até próximo da meia-noite. A previsão é que o evento termine às 22h.

Neste domingo, Recife também organizou sua 9.ª Parada da Diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *