Seminário Internacional Fazendo o Gênero 9

SPM

O Fazendo Gênero 9, em 2010, terá seu foco central em temas que sugerem movimento tanto pela dispersão dos povos e culturas através de espaços geográficos quanto pelo desejo de realocações em espaços imaginados e pelo encontro com identidades plurais. Um evento que sugere assim três dimensões para se discutir algumas das mais significativas experiências dos sujeitos contemporâneos, em sua permanente demanda de cruzamento de fronteiras: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.

“Diásporas, Diversidades, Deslocamentos” são os temas de destaque do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. O evento organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai de 23 a 26 agosto, em Florianópolis (SC). Participam da cerimônia de abertura a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que anunciará o lançamento da publicação do edital de apoio a Pesquisas no Campo de Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, com aporte de 7 milhões de reais, e a professora Trinh T. Minh-há da Universidade de Berkeley, EUA que fará a Conferência de Abertura.

Este é o maior encontro de pesquisadores da área de gênero da América Latina e terá como foco central analisar os movimentos relativos aos deslocamentos de povos, famílias, mulheres e grupos étnicos, nos diversos aspectos geográficos: regionais, nacionais e transnacionais. Para os organizadores serão avaliados os cruzamentos de fronteiras abrangendo os domínios culturais, de sociabilidade e de poder, seja pelas suas condições herdadas ou pelas novas aquisições em culturas diversas, os desejos de realocações em espaços imaginados e pelos encontros que possibilitam as identidades plurais. Outros assuntos que também serão debatidos no Seminário são: fluxos laterais dos feminismos latino-americanos; medicalização da vida, tecnologias e biopolítica; raça, racismo e racialização nos processos migratórios; psicanálise, gênero e sexualidade; e feminismo e políticas públicas.

O encontro acontece a cada dois anos e nesta edição reúne aproximadamente 4.500 pessoas (especialistas, pesquisadores, professores e autoridades governamentais) de diversos países. Entre os palestrantes internacionais estão Margarita Iglesias Saldaña, da Faculdade de Filosofia de Humanidades da Universidade do (Chile), Manuela Marujo, da Universidade de Toronto (Canadá) e Natália Ramos, da Universidade Aberta de Lisboa (Portugal). A programação compreende: apresentação de trabalhos, palestras, minicursos e simpósios temáticos, mesas-redondas, oficinas, mostras audiovisuais e fotográficas, pôsteres, além do lançamento de publicações sobre a temática das relações de gênero.

Participação da SPM – Sônia Malheiros (foto), secretaria Nacional de Articulação Institucional da SPM comporá a mesa-redonda “Memórias do Feminismo”, em sua apresentação irá refletir sobre a trajetória do movimento feminista brasileiro a partir de imagens, de cartazes e publicações desde a década de 1980 aos dias atuais. Segundo Sônia o encontro propicia a elaboração um diagnóstico dos estudos realizado na área de gênero. “Teremos um panorama do que está sendo produzido no Brasil e outros países em termos de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas cientifícas, com vista a promover a igualdade entre homens e mulheres”, analisou.

As especialistas da SPM Lourdes Bandeira e Hildete Pereira coordenarão o simpósio temático “O feminismo do Estado – SPM a caminho de uma década: a implementação de políticas públicas pela igualdade de gênero”. Serão apresentados 24 papers com destaque para as experiências e pesquisas que evolvem o trabalho de governos, universidades e instituições privadas. De acordo com Lourdes, trata-se de uma excelente oportunidade para realizar uma reflexão crítica feminista das políticas públicas voltadas para a questão de gênero no âmbito do Estado brasileiro. O programa de Implementação Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia das Mulheres desenvolvido pela SPM em parceria com os estados do Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e prefeitura do Rio de Janeiro será apresentado neste simpósio.

No simpósio Gênero e usos do Tempo a assessora da SPM, Luana Simões apresentará a pesquisa realizada em 2009 sobre uso do tempo no Brasil. Para Luana a produção de informações detalhadas sobre desigualdades, em especial entre homens e mulheres, no uso do tempo é essencial para o desenho de estratégias de ações que possam responder ao novo cenário demográfico de participação feminina na vida pública.

O programa Gênero e Diversidade na Escola, realizado pela SPM, em parceria com o Ministério da Educação será avaliado na mesa-redonda “Gênero e diversidade sexual: políticas públicas na educação”.

Serviço

Abertura: 23/08

Horário: 19H

Endereço: Campus Reitor João David Ferreira Lima – Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil.


Veja a programação

Comunicação Social da SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *