XXIII Reunião Especializada da Mulher do Mercosul acontece em Buenos Aires

Mulheres e desenvolvimento econômico e participação política das mulheres serão os temas debatidos nos três dias de encontro

 

A XXIII Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM) será realizada de 2 a 5 de junho, em Buenos Aires (Argentina). O evento acontece no Palácio San Martín, Ministério das Relações Exteriores e Culto. Mulheres e desenvolvimento econômico, participação política das mulheres, inauguração do Ano Interamericano das Mulheres na Argentina serão os temas debatidos nos três dias do encontro. Durante a reunião, cada representante fará uma explanação sobre a experiência de seu país em relação essas questões. Ao final, sairá um documento com a aprovação dos projetos e decisões dos assuntos discutidos. Também será lançado do livro “Mulheres, paz e segurança.”

Além da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), participam as ministras de políticas para as mulheres do Paraguai, Glória Rubin, do Uruguai, Carmen Beramendi, e a ministra Magdalena Faillace, da Argentina e representantes dos Estados Associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru).

REM – Foi criada durante a XXX Reunião do Grupo Mercado Comum (GMC), em Buenos Aires, em 22 de julho de 1998, com o objetivo de analisar a situação da mulher, levando em consideração a legislação vigente nos Estados-Parte do bloco. Integram a REM representantes governamentais de áreas relacionadas com a questão da mulher e de organizações sociais da sociedade civil que promovem a defesa dos direitos das mulheres, como observadoras. É composta por representantes dos cincos Estados-parte (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e dos Estados Associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru).

Paralelamente à reunião principal, acontece também, a reunião da Comissão de Violência contra as Mulheres.

Comunicação Social – SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *