Brasil e Portugal assinam documento para eliminar a discriminação contra a mulher

O objetivo é promover a cooperação e o intercâmbio de informações para eliminar a discriminação contra a mulher – a violência, o trafico e sua participação plena na sociedade

Brasil e Portugal celebram, hoje (19/5), uma parceria para a promoção da igualdade de gênero. O embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Marcos Vieira e a secretária de Estado da Igualdade de Portugal, Elza Reis, assinam o memorando de entendimento durante a X Cimeira Brasil-Portugal, que acontece em Lisboa.

O documento tem por objetivo promover a cooperação e o intercâmbio de informações para eliminar a discriminação contra a mulher, em especial, a violência, o trafico e sua participação plena na sociedade.

Os dois países deverão promover ações conjuntas entre elas, prevenir o tráfico de mulheres e crianças para fins de exploração sexual e trabalho; criar mecanismos de igualdade no ambiente de trabalho e nas oportunidades econômicas; e promover a participação das mulheres nos processos de tomada de decisão, incluindo no âmbito dos partidos políticos, nos parlamentos e em cargos do governo.

No Brasil, o órgão que coordenará a implementação do memorando é a Secretaria de Políticas para as Mulheres e em Portugual, o Ministério de Negócios Estrangeiros e a Secretaria de Estado da Igualdade. As duas nações são parceiras na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no enfretamento à feminização da Aids.

A X Cimeira Luso-Brasileiro – É um encontro que visa à cooperação entre os dois países nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e energias renováveis.

fonte: SPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *