Ponto final na violência contra mulheres e meninas

É com satisfação que a Rede Feminista de Saúde, como coordenadora executiva, informa haver iniciado no Brasil a Campanha PONTO FINAL NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS, coordenada pela Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe – RSMLAC, resultante de parceria com a Oxfam-Novib.  Integram a Coordenação Geral a Rede de Homens pela Equidade de Gênero – RHEG, Agende – Ações de Gênero, Cidadania e Desenvolvimento e o Coletivo Feminino Plural, de Porto Alegre.



É uma experiência já desenvolvida em vários países da Ásia e África, agora reformulada para o contexto da América Latina do Caribe. Propõe-se a trabalhar com vistas à redução da aceitação social da violência contra as mulheres na América Latina e Caribe no Brasil, Guatemala, Bolívia e Haiti, no primeiro ano, período em que serão feitas ações nacionais e uma experiência local. No Brasil, esta experiência de trabalho com a prevenção primária da violência contra a mulher ocorrerá na comunidade do Campo da Tuca, na Zona Leste de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Uma tarefa sob a responsabilidade de um Comitê Local composto pela Associação de Moradores do Campo da Tuca, ONGs que possuem uma atuação comunitária na cidade como Coletivo Feminino Plural, Themis e Maria Mulher, bem como de outras entidades que fazem parte da rede de serviços local.

O lançamento nacional da Campanha está previsto para dia 28 de Maio próximo, nos quatro países, data em que se marca a ação internacional pela saúde da mulher. Neste dia serão divulgados importantes dados que relacionam violência de gênero e impactos à saúde integral das mulheres.

Estamos convidando a todas as redes sociais, articulações, organizações, órgãos governamentais e grupos de mulheres identificados com esta causa para que se somem à Campanha PONTO FINAL NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS.

A sede da Campanha está localizada em Porto Alegre, à Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Fone 51 32124998. Criamos um email para comunicação direta: campanhapontofinal@gmail.com. Já está no ar o Boletim da Rede Feminsta de Saúde que informa mais detalhes sobre a Campanha Ponto Final, acessível pelo link: www.redesaude.org.br/2010/abril <http://www.redesaude.org.br/2010/abril> .


Télia Negrão  e  Maria Luisa Oliveira
Coordenadoras Executivas da Campanha Ponto Final da Violência Contra Mulheres e Meninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *