Marcha com cerca de 3.000 mulheres chega à cidade de Valinhos, em São Paulo

Adital – Após aproximadamente 18 quilômetros de caminhada, as participantes da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) chegaram a Valinhos (SP). As três mil mulheres saíram às 6h da manhã de hoje (9) de Campinas (SP) e marcharam rumo a Valinhos. A ideia é chegar a São Paulo no próximo dia 18 de março.

A atividade faz parte da 3ª Ação Internacional da MMM que acontece durante todo o ano de 2010 em vários países do mundo. No Brasil, a intenção é percorrer, entre os dias 8 e 18 de março, dez cidades paulistas em celebração ao centenário do Dia Internacional da Mulher.

O lançamento da Ação aconteceu ontem (8) no Largo do Rosário, em Campinas, com a participação das delegações de mulheres de 25 estados. Após o ato, as marchantes foram para o alojamento, de onde saíram na manhã de hoje rumo a Valinhos.

A intenção é que as participantes caminhem durante a manhã e participem de atividades de formação e culturais no turno da tarde. Na tarde de hoje, por exemplo, já em Valinhos, as feministas participam de debates sobre trabalho doméstico e cuidados, e sobre a história e as lutas da Marcha Mundial das Mulheres.

Amanhã, a caminhada prossegue com destino a Vinhedo, onde as mulheres participarão de painéis sobre diversos temas, como saúde da mulher e práticas populares de cuidado; educação não sexista e não racista; mulheres indígenas; a mercantilização do corpo e da vida das mulheres; e mulheres, arte e cultura.

De lá, as participantes seguem em marcha, passando ainda por Louveira, Jundiaí, Várzea, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco. A parada final será no dia 18 de março, em São Paulo, com a realização de um ato público na Praça Charles Miller.

Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, as marchantes ainda seguem uma plataforma de reivindicações baseadas em quatro eixos: autonomia econômica das mulheres; bens comuns e serviços públicos; paz e desmilitarização; e violência contra as mulheres. Demandas como aumento do salário mínimo, realização da reforma agrária, fim da violência contra a mulher e legalização do aborto também são algumas das bandeiras levantadas no percurso.

Ação Internacional

A 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres acontece ao longo do ano de 2010 em várias partes do mundo. Além do Brasil, outros países realizam marchas e mobilizações nacionais. Ações regionais também estão previstas para acontecer neste ano, como de 21 a 23 de agosto na Colômbia; de 12 a 14 de maio nas Filipinas; e no dia 30 de junho na Turquia.

O encerramento da Ação Internacional será com uma mobilização internacional para fortalecer o protagonismo das mulheres na resolução de conflitos armados, programada para acontecer entre os dias 7 e 17 de outubro, em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo.

A programação da Marcha no Brasil está disponível em: www.sof.org.br/acao2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *