Crianças lançam manifesto contra casamento infantil na Índia

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

Movimento ‘Minha Infância, Meu Direito’ foi lançado por um grupo de 225 crianças em encontro organizado pelo Unicef e pelo governo do estado de Bengala Ocidental; metade das meninas da região se tornam noivas ainda crianças e 1/3 são mães na adolescência.


O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está apoiando um movimento contra o casamento infantil no estado de Bengala Ocidental, na Índia.

Segundo o Unicef, metade das meninas da região se tornam noivas ainda crianças e 1/3 são mães na adolescência, apesar da idade legal para o casamento ser 18 anos.

Manifesto

A representante do Unicef na Índia, Karin Hulshof, disse que é preciso política de tolerância zero sobre o tema para que crianças, meninos e meninas tenham a oportunidade de viver a infância e ter acesso à educação.

O movimento ‘Minha Infância, Meu Direito’ foi lançado por um grupo de 225 crianças em encontro semana passada organizado pelo Unicef e pelo governo local.

Meninas e meninos divulgaram um manifesto como primeiro pedido de ação direcionado aos pais, professores e comunidade. É a primeira vez que um documento mostra as opiniões das crianças sobre o casamento infantil.

Uma das iniciativas do Unicef para prevenir os casamentos precoces inclui a implementação de sistema de monitoramento dessas uniões e apoio a uma consulta do estado de Bengala Ocidental sobre o assunto.

Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1003021i.rm ou acesse:http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/177046.html

(Envolverde/Rádio ONU)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *