Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
Movimento ‘Minha Infância, Meu Direito’ foi lançado por um grupo de 225 crianças em encontro organizado pelo Unicef e pelo governo do estado de Bengala Ocidental; metade das meninas da região se tornam noivas ainda crianças e 1/3 são mães na adolescência.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está apoiando um movimento contra o casamento infantil no estado de Bengala Ocidental, na Índia.
Segundo o Unicef, metade das meninas da região se tornam noivas ainda crianças e 1/3 são mães na adolescência, apesar da idade legal para o casamento ser 18 anos.
Manifesto
A representante do Unicef na Índia, Karin Hulshof, disse que é preciso política de tolerância zero sobre o tema para que crianças, meninos e meninas tenham a oportunidade de viver a infância e ter acesso à educação.
O movimento ‘Minha Infância, Meu Direito’ foi lançado por um grupo de 225 crianças em encontro semana passada organizado pelo Unicef e pelo governo local.
Meninas e meninos divulgaram um manifesto como primeiro pedido de ação direcionado aos pais, professores e comunidade. É a primeira vez que um documento mostra as opiniões das crianças sobre o casamento infantil.
Uma das iniciativas do Unicef para prevenir os casamentos precoces inclui a implementação de sistema de monitoramento dessas uniões e apoio a uma consulta do estado de Bengala Ocidental sobre o assunto.
Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1003021i.rm ou acesse:http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/177046.html
(Envolverde/Rádio ONU)