A senadora Fátima Cleite (PT-RO) acaba de ser escolhida, por unanimidade, para presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) durante o ano de 2010. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que já ocupava a vice-presidência do colegiado, foi mantida na função.
A eleição ocorreu em situação excepcional, já que os presidentes de comissões permanentes do Senado são eleitos para mandatos de dois anos – neste caso, para o biênio 2009/2010. Ocorre que o senador Flávio Arns (PSDB-PR), que presidia a CE no ano passado, deixou o PT, voltando ao seu antigo partido, o PSDB. Como a vaga da presidência da CE pertence neste biênio ao PT, a bancada solicitou o posto, o que suscitou a nova eleição.
A saída de Arns provocou controvérsias processuais, mas a questão foi resolvida na semana passada, quando o próprio senador abriu mão de recurso apresentado pelo PSDB visando à sua manutenção no cargo.Ele recebeu muitos elogios pela dedicação e humanismo com que conduziu os trabalhos da comissão, onde irá continuar atuando como integrante.
Fátima Cleide, por sua vez, foi saudada pelos senadores, que lembraram seu conhecimento na área da educação – ela é professora -, sua origem humilde e o fato de ser uma das primeiras parlamentares por Rondônia a ocupar função de destaque no âmbito das comissões do Senado.
fonte: Agência Senado