Seminário chama atenção para violência contra mulheres pernambucanas

Adital – Todos os anos, milhares de mulheres são vítimas de violência realizadas pelo próprio parceiro. Em Pernambuco (região Nordeste do Brasil), o problema não é diferente. Por conta dessa situação, a ONG Cidadania Feminina realiza, amanhã (22), em Recife (PE), o seminário “Enfrentando a Violência“.

A situação das mulheres no estado nordestino não é a das melhores. De acordo com informações do Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE), a violência contra as mulheres no estado nordestino aumenta a cada ano. Com base em informações da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Fórum registrou, até 22 de novembro deste ano, 291 assassinatos de mulheres no estado.

Segundo informações do Fórum, a cifra só faz aumentar. Prova disso é que, entre janeiro e outubro deste ano, o número de vítimas foi 6,8% maior que o mesmo período do ano passado. O crescimento também não é recente. De acordo com os dados, de 2007 para 2008, no mesmo período, o número de homicídio aumentou em 1,9%.

O alto índice de violência contra o sexo feminino no estado também produz reações. Uma delas é o Apitaço, ação desenvolvida há cinco anos pela ONG Cidadania Feminina que tem o objeto de inibir os agressores e fortalecer as mulheres vítimas de violência. Na ação, mulheres utilizam apitos para fazer barulho como uma forma de chamar atenção de agressores e de se solidarizarem com as vítimas das comunidades do Recife que percorrem.

Atualmente, mais de 200 pessoas fazem parte da ação, que já está presente em várias comunidades da capital pernambucana, como: Ibura, Campo Grande, Sítio dos Pintos, Passarinho, Córrego do Ouro, Bomba do Hemetério, Boqueirão e Alto de Fátima. Além dos apitaços, as participantes ainda realizam visitas aos serviços de apoio às vítimas. Neste ano, a Delegacia da Mulher de Santo Amaro e o Centro de Referência Clarice Lispector receberam as participantes da ação.

Seminário

O Seminário “Enfrentando a Violência” acontece amanhã (22) a partir das 14h no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) – Rua General Semeão, 39 – em Santo Amaro, Recife (PE). Na ocasião, a ONG Cidadania Feminina apresentará os resultados da experiência do “Apitaço pelo Fim da Violência Contra as Mulheres nas comunidades do Recife” e lançará o vídeo com depoimentos de mulheres que participam do Apitaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *