Aulas de intolerância e covardia

Ao expulsar Geisy Arruda, a Uniban execrou publicamente a aluna e endossou a violência na universidade. Quando revogou a decisão, mostrou que está mais interessada em defender os seus cofres do que em cumprir a missão de educar

Solange Azevedo e Rodrigo Cardoso – Revista ISTOÉ

Geisy Arruda vive no alto de uma ladeira repleta de construções modestas e inacabadas. Cresceu ali, na periferia de Diadema, município de 390 mil habitantes fincado entre a capital paulista e São Bernardo do Campo, berço do sindicalismo nacional. Quando seus pais migraram do agreste pernambucano, no final da década de 70, o Jardim Campanário não havia sido tomado pelo concreto. José Adriano era o único filho do casal. "Eu não tinha nem documento, fui registrado em São Paulo", conta o primogênito. "Moramos numa vielinha próxima, depois numa casa quase em frente à que temos hoje." Em Diadema, a família aumentou. Nasceram três meninas. Geisy, a do meio, é a única solteira e que ainda mora com os pais. Severino e Maria de Fátima estudaram até a quarta série. Ele trabalha como supervisor de limpeza. Ela é dona de casa. Apesar do orçamento apertado, fazem questão de investir no futuro da filha. Bancaram inglês e informática enquanto puderam. Desde o início do ano, suados R$ 310 vão para as mensalidades do curso de turismo. "Pesquisei muito antes de prestar vestibular", diz Geisy. "Escolhi a Uniban (Universidade Bandeirante) porque era a única que os meus pais poderiam pagar."

Manifestações Estudantes ligados à UNE e feministas protestaram em frente à Uniban. Houve bate-boca com alunos do campus

Severino e Maria de Fátima acreditavam que, no ambiente universitário a que eles próprios não tiveram acesso, Geisy estaria cercada de pessoas sensatas e equilibradas – e livre da violência cotidiana. Terrível engano. Exposta na internet, a vergonha de Geisy viajou pelo mundo. Chineses, americanos, filipinos, paquistaneses… Gente de todos os cantos assistiu à humilhação imposta por cerca de 800 alunos enlouquecidos que, em coro, urravam "puuuuta", "vamos linchar", "vamos estuprar", simplesmente porque ela usava um vestido curto. E viu a execração pública partir da própria Uniban, que divulgou anúncio nos grandes jornais comunicando a expulsão de Geisy, sob alegação de que ela costumava usar "trajes inadequados", num "flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade". A universidade, que também tem como missão ensinar valores e formar cidadãos, agiu com truculência ainda mais espantosa de que seus alunos – numa demonstração de que não tem condições de oferecer educação adequada.

Dupla agressão

As agressões, primeiro dos alunos e depois da própria universidade, transformaram o caso num símbolo de covardia e intolerância. A imprensa internacional deu amplo destaque ao caso. Na noite da terça-feira 10, o escândalo era a segunda notícia mais acessada no site da CNN (cnn.com) por internautas do mundo todo. Diante da repercussão negativa, a universidade decidiu readmitir a aluna, mas não puniu nenhum dos seus agressores.

A readmissão de Geisy não encerra o caso. É preciso estar atento ao significado deste episódio, pois a sociedade não pode permitir que seja aberto um perigoso precedente para um retrocesso de valores e costumes. É imperativo garantir que não surjam outras Geisys e que pessoas não sejam humilhadas e agredidas pelas roupas que usam. "Temos de marcar posição, dizer que não concordamos com essas atitudes", diz o psicólogo Marcos Nascimento, codiretor do Instituto Promundo, ONG que defende a igualdade de gêneros. "E não apenas neste caso isolado. Não concordamos com a condição do ensino e a maneira pela qual a mulher brasileira é tratada."

Geisy foi duplamente humilhada. Ao repreendê-la por estar de vestido curto, os seguranças do campus de São Bernardo legitimaram a violência da turba que ameaçava estuprá-la e não a protegeram do assédio coletivo. Geisy só conseguiu passar pela multidão sob escolta policial e com muito spray de pimenta. "Na maioria das vezes, as mulheres são vítimas de agressões e desrespeito independentemente da maneira como se vestem. São consideradas prostitutas e vagabundas sempre que manifestam seus desejos", afirma a advogada Valéria Pandjiarjian, do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. "Para muitas pessoas, ainda é inadmissível que tenham autonomia para fazer o que querem com o próprio corpo."

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Vaidade feminina

Apoio Na Universidade de Brasília, um grupo de alunos tirou a roupa e pintou o corpo em solidariedade a Geisy

Aos 20 anos, Geisy se comporta como uma porção de moças da mesma faixa etária. É falante, sorridente e uma vaidosa assumida. Não sai de casa sem maquiagem e salto alto nem para ir à padaria. Dá preferência a saias e vestidos curtos por achar que são mais femininos do que calças compridas. Não vive sem chapinha. Também não esconde que gosta de chamar a atenção e se sentir desejada. "Esse é o meu jeito e não vou mudar. Sou assim e pronto", afirma. Geisy ficou loira – e ganhou uma dose extra de autoconfiança – há uns seis anos. Na semana passada

, alongou e clareou mais os cabelos. "As loiras têm um charme diferente. O meu sonho era ter um cabelão poderoso como o da Claudia Leitte", diz.

Depois do ataque, Geisy mergulhou numa profunda crise de identidade. Largou o trabalho de balconista num mercadinho, o salário de R$ 400 e não foi mais à faculdade. "Já senti de tudo: ódio, raiva, revolta. Quis sumir do mundo para acabar com essa pressão", conta. Ficou enfurnada em casa remoendo uma culpa que não era dela durante uma semana. Só quando o escândalo repercutiu nos meios de comunicação, Geisy entendeu que a indecência não estava em suas coxas despidas ou em seu corpo parcialmente coberto pelo vestido rosa-choque. Indecentes foram as manifestações de machismo e intolerância a que ela fora submetida. "Os jovens que perseguiram Geisy não queriam pegá-la e sabiam que não iam fazer nada com ela", diz a psicanalista gaúcha Diana Corso, estudiosa da violência. "Aqueles marmanjos passaram a se manifestar de maneira obscena porque, caso contrário, seriam considerados pouco viris pelo grupo. Criouse uma espécie de corrente em que era necessário que cada um provasse a própria virilidade."

Naquela trágica noite, Geisy chegou atrasada. "Quando ela subiu a rampa, alguns meninos começaram a assoviar e gritar porque dava a impressão de que ela estivesse sem calcinha. Mas era só impressão", afirma a colega de classe Paola Cristina Fernandes, 19 anos. Pouco antes do intervalo, as duas decidiram ir ao banheiro. No caminho, uma desconhecida abordou Geisy dizendo que gostaria de lhe apresentar um amigo. Paola seguiu sozinha enquanto Geisy trocava algumas palavras com o rapaz. "Quando ela entrou, umas 18 ou 20 meninas invadiram o banheiro. Pensei que fossem bater nela", relata Paola. Incomodada com o comprimento do vestido rosa-choque, uma delas chegou a oferecer um short para que Geisy cobrisse as pernas. Ela só conseguiu sair dali numa espécie de cordão de isolamento improvisado pelas amigas e um professor. As amigas foram afastando alunos que, com celulares em punho, tentavam filmar entre as pernas de Geisy.

 

Linchamento moral

Já dentro da sala, livre do tumulto, Geisy vestiu um jaleco branco cedido por um professor e se recolheu num dos cantos. Os seguranças tentaram dispersar o grupo que crescia em frente à porta. No intervalo a situação fugiu do controle. Não parava de chegar gente, homens e mulheres. Ficaram todos a postos no prédio, cuja arquitetura em forma de anel lembra uma arena, para fitar a loira "gostosa" que seria entregue às feras – tal qual os cristãos eram entregues aos leões há dois mil anos. Quando a escolta chegou para salvá-la, a manada se enfureceu mais e não se intimidou com a força policial. "Seus coxinhas (PMs) f.d.p., vão levar a gostosa?".

Na visão míope da turba, o linchamento moral e – talvez – físico de Geisy seria justificável porque ela "provocou" e "queria causar" – alguns alunos dizem que Geisy deu uma puxadinha no vestido para encurtá-lo. Culpá-la por ter sido insinuante e ter rebolado, é como responsabilizar uma vítima de estupro pelo crime. "Vivemos num mundo preconceituoso, onde não há aceitação do diferente. Sinais de modernidade e de conservadorismo acabam coexistindo", afirma Marcos Nascimento, da ONG Promundo.

O que aconteceu na Uniban pode ser interpretado como a extensão de um comportamento comum nas escolas brasileiras de ensino fundamental e, principalmente, nas de ensino médio. As garotas são proibidas de vestir short ou blusinhas curtas porque, a partir da pré-adolescência, esses trajes podem desconcentrar os meninos. "A opção que se faz é fiscalizar como as meninas e mulheres se vestem e se comportam para que os meninos e os homens não tenham de se controlar", critica Ângela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas. "Além de perverso, isso é negativo para ambos os sexos porque reprime a mulher e não ajuda o homem a amadurecer." Os muçulmanos exigem que suas mulheres vivam cobertas da cabeça aos pés, em parte, pela crença de que o macho seja incapaz de frear os seus desejos.

 

Posição da Uniban

Desde o princípio, a Uniban não soube lidar com o levante no campus e restabelecer a autoridade. Ocorreu ali um fenômeno conhecido como "comportamento de manada", quando um indivíduo ou um pequeno grupo induz um grande número de pessoas a atitudes que elas não adotariam caso estivessem sozinhas (leia quadro na página anterior). Muitas vezes, a multidão encoraja e garante o anonimato. Criminosos costumam agir com mais liberdade nas grandes cidades porque nos municípios pequenos a vigilância social é maior. Entre centenas de torcedores, há uma porção de valentões. Sozinho, na rua, a tendência do corajoso é se acovardar. "A Uniban errou muito mais que os alunos", diz Geisy. "Gostaria de fazer as provas e outras atividades de alguma forma que não precisasse ir à faculdade. Não quero mais pisar lá. Não me sinto segura."

A turma dela foi transferida para um outro prédio dentro do mesmo campus. Foi uma tentativa de acalmar os ânimos, já que outros alunos a acusam de manchar a reputação da faculdade. A defesa de Geisy, segundo ela, ainda não teve acesso à investigação feita pela Uniban e não sabe quem e quantos são os agressores identificados. "Na filosofia do direito, isso é fazer justiça com as próprias mãos", afirma a promotora de Justiça Eliane Vendramini Carneiro, professora de direito penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Não é assim que se pune e que problemas são resolvidos. Não se faz isso nem com estupradores ou traficantes."

 

As responsabilidades

O prazo para que a Uniban envie ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério da Educação (MEC) cópias da sindicância que resultou na expulsão de Geisy se esgotará na próxima quarta-feira 18. No MPF, há um inquérito para apurar se o desligamento da estudante ocorreu por discriminação e se ela teve direito a ampla defesa. "Ter revogado a expulsão tão rápido, juridicamente, piora a situação da Uniban", afirma Jefferson Aparecido Dias, procurador regional dos Direitos do Cidadão, que trabalha no caso. "Isso é um indicativo de que está tudo errado lá dentro." Se for constatada alguma irregularidade, diretores e integrantes do conselho podem ser processados por improbidade administrativa, ser multados e perder seus cargos. A universidade corre o risco de ser proibida de realizar vestibular e aumentar o

número de cursos. E, em última instância, pode perder o registro de funcionamento. Apesar de a "autonomia universitária" não permitir que o MEC intervenha na Uniban, a Justiça pode determinar que a instituição seja supervisionada.

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Expulsão Ellis Brown (no centro), vice-reitor da Uniban, admitiu que a universidade mudou de ideia depois de ser criticada
O PROPRIETÁRIO Heitor Pinto e Silva Filho investiu em escolas paulistas e, ao uni-las, criou a Uniban

Quantidade e qualidade

A Uniban é a quarta maior universidade do Brasil em quantidade de matrículas. Em qualidade de ensino, está em 159º lugar numa lista de 175 instituições. Ou seja: para o MEC, é a 16ª pior do País. Por muito pouco, ela não perdeu a "autonomia universitária" no ano passado. O seu desempenho no Índice Geral de Curso (IGC), que mede a qualidade do ensino superior, ficou no limite mínimo: alcançou 195 pontos numa escala que vai de 0 a 500. É surpreendente que a universidade continue de portas abertas.

O MEC acompanha de longe o desenrolar do caso Geisy. Por intermédio de sua assessoria de imprensa, afirma que sob a sua alçada estão apenas as questões pedagógicas, didáticas e avaliativas. E que a decisão da Uniban de revogar a expulsão mostra que não houve crime naquele episódio. Questionado por ISTOÉ se o machismo, o preconceito e a intolerância não seriam problemas relacionados à pasta, eximiu-se de responsabilidade alegando tratar-se de uma questão de comportamento social e não educacional. Esta é a resposta fácil. Mas vários crimes foram cometidos na Uniban (leia quadro na pág. anterior). Por isso, a sociedade tem de cobrar das autoridades uma resposta à altura, para ter garantias de que nenhum cidadão será a Geisy de amanhã, dentro ou fora de instituições de ensino.

A readmissão de Geisy foi determinada pelo reitor Heitor Pinto e Silva Filho, 63 anos, conhecido nos corredores da universidade como um administrador centralizador e reservado. Silva Filho investiu pesado na aquisição de escolas em São Paulo nas últimas décadas. Há 15 anos, as reuniu e criou a Uniban. Quando saiu candidato a vicegovernador de São Paulo, em 2002, na chapa de Paulo Maluf, declarou à Justiça Eleitoral ser dono de um patrimônio avaliado em R$ 34 milhões. Na juventude, Silva Filho foi militante da Arena, partido de sustentação dos governos militares. Mas a experiência política parece não tê-lo ajudado na condução desse escândalo. A advogada Carmen Hein de Campos, perita em questões de gênero, acredita que a Uniban tenha tentado manter os cofres cheios ao mandar para fora uma única pessoa, Geisy, a "aluna-problema". "Ao tomar uma decisão simplista, a universidade se negou a fazer uma discussão interna e a gravidade da violência saiu pela tangente. Do ponto de vista econômico, seria muito mais vantajoso expulsar uma aluna do que centenas", diz.

NO TOPO na semana passada, o escândalo envolvendo Geisy e a Uniban era a segunda notícia mais acessada no site da Cnn por internautas do mundo todo
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Repercussão mundial

Independentemente da motivação inicial, a Uniban voltou atrás por causa da repercussão negativa na imprensa brasileira e no Exterior. E depois de ser bombardeada por instituições como MEC, MPF, Ordem dos Advogados do Brasil, União Nacional dos Estudantes e Procon. Alunos da Universidade de Brasília (UnB) chegaram a tirar a roupa em apoio à colega paulista. "Em parte, a repercussão influenciou, como influenciaria qualquer instituição. Precisamos de um certo estardalhaço para ver se estamos na trilha certa", reconheceu Ellis Brown, vice-reitor da Uniban. Mesmo assim, Brown não admitiu que a universidade errou. "Ao revogar a decisão do conselho universitário, o reitor não colocou em questão a apuração (da sindicância), uma vez que a decisão da expulsar Geisy se baseou no regime disciplinar da instituição. O que pretendemos a partir de agora é refletir sobre o assunto e tomar ações educativas para que tanto o comportamento da estudante quanto o dos seus colegas não se repita."

CUIDADO
Maria de Fátima, mãe de Geisy, teme que a filha seja agredida

Nada disso apaga a explosão de intolerância. "Por mais que a universidade tenha recuado, o gesto está feito. A Uniban preferiu expulsar Geisy e colocar uma burca sobre ela para que os seus alunos pudessem, oficialmente, seguir se comportando como orangotangos", afirma a psicanalista Diana Corso. "A crise na Uniban é de valores", acredita o educador Célio Cunha, da UnB. "Educação é muito mais do que instrução, treinamento. Falta ensinar ao aluno
ser tolerante, cidadão e respeitar o outro." Em abril, alunos do mesmo campus de Geisy amassaram com murros e pontapés o carro de uma estudante que se recusou a participar de uma manifestação pela mudança do sistema de provas da universidade.

 

Mulher subalterna

Geisy foi punida por ser quem é. A humilhação, nos moldes de um circo romano, foi uma tentativa intolerante e machista de conduzi-la à condição de "mulher ideal": subalterna. Essa relação de poder foi descrita de forma exemplar no clássico "O Segundo Sexo", da francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). Ícone da luta pela emancipação feminina, Simone afirmou em 1949 que "não se nasce mulher, torna-se mulher": a submissão é imposta ao sexo feminino. O movimento feminista tenta, há décadas, modificar um padrão milenar de comportamento, muitas vezes, ampara do pela legislação. Até 2003, o Código Civil Brasileiro considerava o marido o "chefe da família". No Código Penal, o estupro está relacionado no capítulo "dos crimes contra os costumes".

"Na Antiguidade, mulheres adúlteras eram apedrejadas por aqueles que não podiam tê-las", afirma o desembargador Antonio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo. "Na universidade, os que não podiam ter Geisy gritavam para destruí-la." De acordo com a advogada Valéria Pandjiarjian, o caso é passível de litígio internacional porque os direitos humanos de Geisy foram violados. "Isso parece caça às bruxas, inquisição, coisa de fundamentalismo talibã. Em apenas um dia, conseguimos recuar séculos."

 

NOS TEMPOS DAS SAIAS COMPRIDAS NAS ESCOLAS DE FREIRAS

O uniforme nos colégios seguia os costumes ditados pela moda. Minissaia, só depois dos anos 60

Desde o final do século XIX, quando as mulheres começaram a frequentar escolas, até os anos 70, a roupa do ambiente acadêmico acompanhou o que se vestia nas ruas. Em 1890, mangas compridas, vestidos até o tornozelo e um avental para finalizar eram obrigatórios. "O uniforme seguia a moral da época e os requisitos de pureza e religiosidade", diz Isabel Pires, coordenadora do livro "História do Uniforme no Brasil". Nas escolas religiosas o vestuário era até mais recatado do que o do dia a dia – esconder o corpo era fundamental.

Nas décadas seguintes, o uniforme se modernizou com os costumes: saias no meio da canela nos anos 50, que rapidamente encurtaram para minissaias de pregas acima do joelho nos anos 60, quando a peça foi criada, na Inglaterra. Hoje, os uniformes escolares restringem-se aos mais novos.

Verônica Mambrini

COLEGIAIS
Até os anos 60, as saias terminavam abaixo do joelho

 

 

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