Formação em Gênero no Semi-Árido

Iniciada no mês de Julho, no município de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, a Formação em Gênero no Semi-Árido é destinada a organizações que têm uma ação vinculada a elaboração de políticas públicas e projetos de desenvolvimento, incluindo os voltados para agroecologia e convivência com o Semi-Árido.

 

De acordo com Carmen Silva, coordenadora de Educação do SOS CORPO, a Formação tem como ponto de partida o diagnóstico da atuação das organização participantes em sua área geográfica, verificando se trabalhaM a questão de gênero, se têm ou não um trabalho com mulheres. 

Em cada turma, participam cerca de 30 pessoas, entre mulheres e homens que trabalham em organizações sociais como técnicas/os, agricultoras/es, dirigentes sindicais, ou na assessoria a sindicatos da região. Segundo Carmen Silva, a Formação tanto se volta para a análise da organização da vida social, como para a ação do Estado no semi-árido.

Neste sentido, a contribuição do SOS CORPO é a de trazer para o debate elementos que sirvam à análise das semelhanças e diferenças vivenciadas por homens e mulheres nos aspectos de tempo de trabalho, de lazer e de ação política. A idéia, segundo a educadora Carmen Silva, é inserir questões que ajudem a aprofundar a análise sobre a produção e a reprodução da vida social, sobre violência contra as mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos, sobre gênero e cultura, desenvolvimento, sobre o que é política pública, tipos de políticas, momentos e formas de intervenção em políticas.

Como resultado desta ação educativa, a expectativa do SOS CORPO é ajudar as organizações que atuam no Semi-Árido tanto no seu fortalecimento institucional, como no processo de construir fundamentação para ações de incidência relativas a gênero nas políticas públicas e em seus projetos de intervenção social.

A Formação chegará também aos estados do Rio Grande do Norte e Piauí em 2010.

Resumo da programação

1º Dia

– Abertura
– Diagnóstico breve da ação das organizações e do contexto no qual estão inseridas
– Gênero e organização da vida social; conceito de gênero (elementos materiais e simbólicos), trabalho produtivo e reprodutivo; gênero, classe e raça.

2º dia

– Gênero e Cultura no semi-árido: gênero; violência contra a mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos; consumo; família.
– Políticas públicas e projetos de desenvolvimento no semi-árido

3º dia

Questões de gênero para intervenção das organizações locais
Perspectivas de trabalho com gênero
Avaliação

  Contato para inscrições: ESPAF – Escola de Formação Política e Cidadania) E-mail: escola.espaf@yahoo.com.br / Fone (88) 3671.1845 

fonte: www.sosocorpo.org.br

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