Na Universidade Livre Feminista Antirracista fazemos educação popular feminista considerando os desafios da conjuntura, especialmente do movimento feminista e de mulheres, e as demandas de coletivos, movimentos e articulações.
Entendemos a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como meios para promover ações de formação política e fortalecimento das lutas das mulheres.
Desenvolvemos diferentes iniciativas que culminam em práticas de ensino, pesquisa e diálogo com diferentes coletivos e movimentos feministas e estamos iniciando uma nova fase depois de 15 anos de experiência.
Estamos começando uma aventura desafiadora para formar uma comunidade de aprendizagem e vivências com mulheres de todos os países de língua portuguesa.
Entre outras, nossas atividades se organizam nos seguintes campos:
Cursos de extensão
Os cursos são processos educativos de acompanhamento contínuo, com duração de 2 a 3 meses, e podem ocorrer em formatos semipresenciais ou totalmente virtuais. Os temas buscam responder à conjuntura política e às necessidades colocadas pelas mulheres no enfrentamento a esses desafios.
Pesquisas
Ao longo do processo de construção da Universidade Livre Feminista Antirracista, percebemos que muitas questões que nos interessam ainda não foram objeto de estudo aprofundado. Por isso, desenvolvemos pesquisas sobre temáticas que possam subsidiar as demais ações pedagógicas.
Campanhas Educativas
As campanhas educativas visam ampliar o debate sobre temáticas relacionadas às TICs, à internet e ao feminismo antissistêmico, possibilitando o acesso a conteúdos e materiais desenvolvidos pela Universidade Livre Feminista Antirracista ao público amplo por meio das redes sociais.
Webinários
Os webinários são uma estratégia de diálogos temáticos que buscam ampliar e aprofundar nossas reflexões junto às companheiras de outras iniciativas que também têm atuado na internet nos últimos anos.
Outras Ações
Desenvolvemos também ações que têm como premissa ampliar as parcerias entre a Universidade Livre Feminista Antirracista e organizações e coletivos feministas ou de mulheres, dialogando sobre fazeres político-metodológicos e de comunicação popular a partir destes encontros. Podemos abrigar projetos coletivos e individuais, divulgar pesquisas, ações de incidência política e apoiar a formação de coletivos feministas.