Um pouco da história do feminismo no Brasil

Card roxo. Na parte superior está escrito Trilha 4, em laranja. Abaixo, está o título da trilha: Um pouco da história do feminismo no Brasil, em rosa. Do lado esquerdo do título, saem linhas laranjas em várias direções. No canto superior direito está escrito @ulivrefeminista em laranja. Fim da descrição.

A proposta desta trilha é dialogarmos sobre a história das lutas feministas, entendendo essa história como um processo diverso, dinâmico e em permanente reconstrução. Estamos especialmente preocupadas em apresentar perspectivas contra-hegemônicas da história do feminismo no Brasil a partir de experiências para além da academia e do Sudeste.

Sugestões de leitura

No “Guia de investigação Feminista”, Priscilla Brito fala sobre ausência de leituras atualizadas e acessíveis sobre a história do movimento feminista brasileiro e apresenta diversas sugestões de leituras que nos ajudam a conhecer essa história a partir de diferentes perspectivas.

Em “Por um feminismo afro-latino-americano”,  Lélia Gonzalez reflete sobre a articulação entre feminismo e racismo na América Latina. Ao mesmo tempo que ela reconhece a força do feminismo na luta contra o patriarcado e o capitalismo, tece uma crítica ao movimento por não evidenciar as dimensões raciais, demorando a incorporar as questões das mulheres negras em suas lutas.

No texto “Marcha das Margaridas 2019”, você poderá conhecer a história das Marchas das Margaridas e os caminhos trilhados pelas mulheres do campo, da floresta e das águas e do conjunto de movimentos que fazem desta Marcha uma das mais importantes ações feministas do Brasil.

No texto “Feminismos no Nordeste brasileiro: histórias, memórias e práticas políticas”, Mary Ferreira recupera a história da ação feminista no Nordeste brasileiro, demarcando a importância de evidenciar histórias do movimento feminista para além do eixo Rio-São Paulo.

Em “Faces da luta das mulheres negras na Amazônia”, Maria das Dores do Rosário Almeida, Farias Malcher e Nilma Bentes resgatam a trajetória do movimento de mulheres negras na Amazônia na luta por direitos e contra os projetos de desenvolvimento impostos pelo sistema capitalista, racista e patriarcal na região.

Questões para debate

  1. Contar a história do feminismo é fazer perguntas, mais do que chegar a respostas definitivas. No nosso Guia de investigação e nas Leituras Indicadas, sugerimos um deslocamento, saindo do Sudeste e dando visibilidade às lutas feministas do Norte, do Nordeste e também das mulheres negras e campesinas. Você conhece a história destes outros feminismos? O que você pode aprender com essas lutas?

Vídeos relacionados

No vídeo Um pouco de história do feminismo no Brasil, Schuma Schumaher (@xumaschuma), ativista feminista antirracista, escritora, coordenadora executiva da REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras (@amb_feminista) e da #partidA (@partidafeminista), resgata um pouco da história do movimento feminista no Brasil, e a entrelaça a própria sua trajetória como mulher e militante feminista. Ela destaca momentos importantes como a luta contra a ditadura e a redemocratização do país, a participação do movimento feminista na Constituinte, o papel decisivo das mulheres negras no feminismo brasileiro, a primavera feminista e a luta contra a violência contra as mulheres.

Tipo Título Temáticas Ano
Vídeo
Um pouco de história do feminismo no Brasil Movimento Feminista, Mulheres Campesinas, Mulheres com Deficiência, mulheres indígenas, Mulheres Jovens, Mulheres Negras, Pedagogia Feminista 2020
Documento
Guia de investigação feminista, por Priscilla Brito Auto-organização das mulheres, Feminismo Lésbico, Feminismo Negro, Movimento Feminista, mulheres indígenas, Mulheres Negras 2020
Documento
Por um feminismo Afro-latino-americano Feminismo Antirracista, Feminismo Negro, Movimento Feminista 2020
Documento
Marcha das Margaridas 2019 Movimento Feminista, Mulheres Campesinas 2019
Documento
Feminismos no Nordeste brasileiro: Histórias, memórias e práticas políticas Feminismo Antirracista, Feminismo Lésbico, Feminismo Negro, Feminismo Popular, Movimento Feminista 2011
Documento
Faces da luta das mulheres negras na Amazônia Mulheres Campesinas, mulheres indígenas, Mulheres Jovens, Mulheres Negras