A Universidade Livre Feminista realizou o Fórum aberto de Debate sobre os Impactos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres destinado a mulheres de diferentes idades/gerações, de vários estados e regiões do Brasil e com distintas experiências de ativismo, militância e inserções no feminismo, em 2019,  no ambiente virtual, via Plataforma Moodle. 

Objetivos

Promover uma reflexão coletiva e colaborativa sobre impactos da reforma da previdência proposto pelo governo de Jair Bolsonaro na vida e nos direitos das mulheres.

Metodologia

 O Debate está previsto para ser realizado durante dois meses (fica a critério do coletivo definir o calendário de sua realização). Os conteúdos serão desenvolvidos em quatro trilhas com atividades que irão envolver questões provocadoras a partir de materiais de referência que possam colaborar na reflexão acerca da temática. 

Cabe avaliar a realização das atividades dentro de cada contexto. As atividades podem ser realizadas através de WhatsApp, Signal, plataformas de conferências virtuais ou na modalidade presencial. 

O curso inicia-se com a “Chegança”, que cada participante poderá falar sobre o seu encontro com o feminismo e depois segue com as trilhas temáticas:

  • Trilha 1 – Seguridade Social Pública e Universal;
  • Trilha 2 – Contrarreforma da Previdência: Para quê? Para quem?
  • Trilha 3  – Os impactos da contra-reforma na vida das mulheres.

A seguir você pode consultar a metodologia do curso livre e os materiais de subsídio.

Tipo Título Temáticas Ano
Áudio
Programa de Rádio Brasil de Fato-PE: Reforma da Previdência, com Piedade Marques Feminismo Negro, Previdência, Proteção social, Resistência, Trabalho das Mulheres 2019
Documento
Metodologia - Mulheres e a Reforma da Previdência Democracia, Desigualdades, Previdência, Proteção social 2019