A Universidade Livre Feminista e CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, em parceria com o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, realizou o curso Feminista Reforma da Previdência: um golpe nos direitos das mulheres, através da Plataforma de Fomação Feminista (moodle), entre abril e junho de 2017.
Objetivos
O processo formativo foi destinado a mulheres de diferentes idades/gerações e regiões do Brasil, com distintas experiências de ativismo e inserções no feminismo e no debate sobre a reforma da previdência e seus impactos na vida das mulheres. A ideia foi aportar fundamentos teóricos e políticos sobre trabalho e proteção social para subsidiar militantes dos movimentos de mulheres na luta contra a Reforma da Previdência e em defesa do sistema de seguridade social.
Metodologia
O Curso está previsto para ser realizado durante dois meses. Os conteúdos serão desenvolvidos em cinco trilhas com atividades que irão envolver questões provocadoras a partir de materiais para ler, ver e ouvir e que podem colaborar na reflexão acerca da temática. Essas atividades podem ser ser realizadas presencialmente ou com auxílio de aplicativos (WhatsApp, Signal, plataformas de conferências virtuais).
O curso inicia-se com a “Chegança”, em que cada participante poderá falar sobre o seu encontro com o feminismo e depois segue com as trilhas temáticas:
- Trilha 1 – Como o golpe afeta a vida das mulheres;
- Trilha 2 – Porque as mulheres são a maioria sem proteção social?
- Trilha 3 – Por que um regime especial para quem trabalha no campo?
- Trilha 4 – O que está por trás da PEC 281? Porque ela é um golpe em nossos direitos?
Abaixo você pode acessar a metodologia do curso e os recursos de apoio pedagógico.