O curso Navegando Juntas pelos desafios da internet surge para debater criticamente o espaço da internet nas nossas vidas e instrumentalizar mulheres no uso das TICs, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19 que impulsionou de forma irreversível a presença da internet no nosso cotidiano, incluindo nossa capacidade de organização política no movimento feminista.
Objetivo
O objetivo deste curso é provocar um debate sobre os impactos da internet nas nossas vidas, contribuindo para a ampliação da reflexão crítica sobre o nosso uso da internet e para aprendermos a mexer melhor em ferramentas simples que estão muito presentes no nosso cotidiano.
Metodologia
O curso percorre 5 trilhas para aprofundar os nossos conhecimentos sobre a internet. Em cada trilha teremos diferentes momentos:
- Barca: encontro síncrono em plataforma de vídeo-conferência com convidadas que apresentam questões sobre o tema da trilha. Neste momento todas as educandas estão no mesmo espaço virtual e podem dialogar sobre o tema e fazer perguntas às convidadas.
- Jangada: grupos de trabalho menores, com cerca de 20 mulheres. O diálogo do momento jangada acontece nos grupos de mensageiros, mediados por uma educadora. Nestes grupos, os debates podem ser aprofundados e as tarefas práticas propostas pelos Manuais podem ser realizadas coletivamente.
- Porto do Autocuidado: encontro síncrono em plataforma de vídeo-conferência com dinâmicas voltadas para o autocuidado e o cuidado entre ativistas. Neste momento todas as educandas estão no mesmo espaço virtual e participam da atividade.
- Entrelaçando redes: lives com convidadas que aprofundam o tema da trilha, buscando trazer tensionamentos e outras formas de encarar a temática. É uma atividade aberta, veiculada através do canal do YouTube da Universidade Livre Feminista.
Acesse abaixo os materiais relativos a cada trilha e também o programa do curso.