Vivemos em um momento onde a informação mediada pelas novas tecnologias adquire importância crescente na vida cotidiana e na ação política dos movimentos sociais. Com o objetivo de contribuir para ampliação da acessibilidade comunicacional aos conteúdos feministas, especialmente para mulheres com deficiência visual e cognitiva, a Universidade Livre Feminista realizou o curso Audiodescrição para ação feminista na internet.
A proposta foi construída pensando na ampliação de uma cultura de enfrentamento ao capacitismo e de ampliação de uma perspectiva inclusiva junto a coletivos, organizações e movimentos de mulheres. As inscrições serão gratuitas e voltadas para militantes de coletivos feministas e de mulheres.
Metodologia
O curso Audiodescrição para ação feminista na internet abordará os conceitos da audiodescrição e o seu uso nas redes sociais. Além disso, também abordaremos sobre o uso do leitor de tela, formatos de texto e o uso de texto alternativo. Serão oferecidas duas turmas, cada uma com três encontros de forma on-line e ao vivo, com carga horária total de 8 horas.
Tópicos abordados:
- conceito e breve histórico sobre a audiodescrição.
- o trabalho de audiodescrever e o papel do audiodescritor consultor.
- audiodescrição e navegação acessível (uso de leitores de tela).
- formatos de audiodescrição para redes sociais.