Brasileiras estão mais prevenidas contra o câncer de mama

As brasileiras estão mais prevenidas quanto ao câncer de mama e de colo de útero, revelam dados colhidos pelo IBGE, que divulgou nesta quarta-feira os resultados do PNAD, a amostra por domicílios.

 

Sandra Moreira Rio de Janeiro, RJ – Jornal da Globo


Fazer o exame preventivo todo ano foi a salvação da psicóloga Luiza Polessa. Há cinco anos ela teve câncer de mama e agora está curada. “Nós achamos a tempo de ter um bom prognóstico. De ter uma sobrevida, uma qualidade de vida. Enfim uma condição muito diferenciada de quem tem diagnóstico em estágio avançado”.

Assim como ela, 70% das mulheres com mais de 25 anos já fizeram pelo menos uma vez o exame clínico dos seios, básico na prevenção do câncer de mama. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008, divulgada nesta quarta-feira (31).

Houve um crescimento de 7% em relação a pesquisa anterior, de 2003.

“Hoje as mulheres no Brasil estão muito mais conscientes que o câncer é uma doença prevenível e que elas podem fazer essa prevenção e por outro lado tem mais acesso aos serviços”, explica a médica, Ana Ramalho.

Mesmo assim alguns números chamam a atenção dos médicos: 18 milhões de brasileiras, com mais de 25 anos, nunca na vida passaram pelo exame clinico das mamas e sete milhões nunca fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero.

O resultado da pesquisa mostra que a educação faz diferença na conscientização feminina. 82% das mulheres com 11 anos ou mais de estudo fazem os exames preventivos de câncer anualmente. Na faixa com menos de um ano de estudo o índice cai para 47,5%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *