Delegacia da Mulher do DF é considerada a melhor de todo o país

A pesquisa foi realizada em outubro de 2009 em 19 países. Mais de mil delegacias foram visitadas. No Distrito Federal, 21 participaram da avaliação. A 14ª DP no Gama foi eleita a melhor do DF.

A Delegacia da Mulher do DF foi escolhida a melhor de todo o Brasil, entre as unidades especializadas no público feminino. A pesquisa feita pela Altus – que reúne ONGs de vários países – também revelou que a Delegacia do Gama é a melhor do Distrito Federal. E o diferencial é a atenção dada ao cidadão.

A pesquisa foi realizada em outubro do ano passado em 19 países. Mais de mil delegacias foram visitadas. No Distrito Federal, 21 participaram da avaliação. Os pesquisadores ouviram pessoas que já precisaram do atendimento das delegacias. Elas deram notas para o que encontraram. O DF e o Rio de Janeiro foram os que tiveram as melhores notas, mesmo assim não foram excelentes, apenas "delegacias adequadas".

A 14ª Delegacia de Polícia no Gama foi eleita a melhor do Distrito Federal, pelo atendimento ao público. Limpeza e instalações também foram bem avaliadas. “Coisas que vim resolver aqui, eu sempre fui muito bem recebida”, conta a técnica de enfermagem Ruth da Conceição.

O delegado chefe atribui esse bom atendimento à cobrança diária que faz da regra: de que todos merecem ser bem tratados. “Uma pessoa que tem seu botijão de gás furtado, ela tem a mesma importância que uma pessoa que teve o seu veículo furtado. Os valores para as pessoas são os mesmos”, destaca o delegado Jurandir Pinto.

Já a Delegacia da Mulher, na Asa Sul, foi escolhida como a melhor unidade do país especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Entre os pontos em destaque: a unidade móvel, que leva a delegacia para perto da comunidade, e a ajuda psicológica que as vítimas recebem. “Não é só registrar uma ocorrência. É realmente acolher, fazer com que ela se sinta apoiada e confiante com o trabalho da polícia, e encaminhá-la para serviços que podem ajudá-la além do aspecto policial e criminal”, explica a delegada Sandra Gomes.

Maria Fernanda / Emerson Soares  – Bom Dia DF > 24/03/2010 > Reportagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *