Seminário vai discutir formação de lideranças femininas
A Procuradoria Especial da Mulher e a bancada feminina da Câmara promovem nesta terça-feira (23 de março) o seminário Mulheres do Futuro: a Formação de uma Geração Consciente. O evento vai debater estratégias para que jovens mulheres possam contribuir no processo de transformação cultural, social e política do País.
A procuradora especial da Mulher, deputada Solange Amaral (DEM-RJ), afirma que é preciso discutir a formação das mulheres desde sua infância. "A emancipação feminina em diversas áreas da sociedade representa um grande avanço para a democracia e, por meio dela, será possível construir uma geração mais justa e consciente", diz a deputada.
Convidados
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, é uma das convidadas para a abertura do seminário. Serão debatidos dois temas: "O papel da Procuradoria Especial da Mulher na sociedade brasileira" e "Construção de uma geração consciente".
Participarão do primeiro debate a procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público de Goiás; e a antropóloga Tânia Mara, que é mestre e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Já o segundo tema terá como debatedores: a delegada-chefe da Delegacia da Mulher de Brasília, Sandra Gomes Melo; a professora de saúde integral e relacional Gláucia Staling Diniz, da Universidade de Brasília (UnB); e a coordenadora da Rede Feminista de Saúde do Distrito Federal, Karen Borges.
O seminário será realizado a partir das 9 horas no plenário 1.
fonte: Agência Câmara
A Procuradoria Especial da Mulher, composta por 4 deputadas, é um órgão especial de fiscalização e defesa dedicado a receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
Inspirada na atuação da Bancada Feminina no Congresso Nacional, a Procuradoria Especial da Mulher representa uma conquista na luta por mais espaços e na defesa de propostas e políticas públicas voltadas para o público feminino através de ações governamentais e proposições legislativas que resultem em benefícios à sociedade.
Não é possível pensar uma sociedade mais justa sem tratar o problema das diferenças entre homens e mulheres na sua raiz, ou seja, na infância e adolescência. Entende-se que a emancipação feminina em diversas áreas da sociedade representa um grande avanço para a democracia e que, através dela, será possível construir uma geração mais justa e consciente.
Após levantamento dos assuntos relacionados às mulheres no âmbito do Congresso Nacional constatou-se que alguns assuntos já foram debatidos exaustivamente a exemplo da Lei Maria da Penha, participação da mulher na política e desigualdades de gêneros, no entanto, nenhuma frente se prontificou a tratar o problema em sua raiz: na formação da mulher desde sua infância.
Diante do exposto, a Procuradoria Especial da Mulher representa um avanço na posição feminina na política e sociedade brasileira, sendo assim, acredita-se ser de fundamental relevância a realização do seminário: Mulheres do futuro – A formação de uma geração consciente, a ser realizado nesta Casa no dia 23 de março de 2010.
O objetivo do encontro é disseminar informações entre jovens mulheres ativistas e educadoras do país, em particular as que se relacionam com a justiça social, econômica e de gênero e com os direitos sexuais e reprodutivos; além de fortalecer lideranças de mulheres jovens e sua articulação com o Poder Legislativo.
Pretende-se promover amplo debate sobre os diferentes impactos que a mudança de época produziu sobre a população jovem, em especial sobre as mulheres jovens, a partir do desenvolvimento do modelo neo-liberal e da globalização, para que possam contribuir no processo de transformação cultural, social e política de nossas sociedades e assim, contribuir para a integração do tema da violência de gênero à agenda social e de políticas públicas desta Casa.
Deputada Solange Amaral
Procuradora Especial da Mulher
Seminário Mulheres do futuro – A formação de uma geração consciente
Data: 23 de março de 2010, terça-feira
Local: Plenário I – Anexo II – Câmara dos Deputados
PROGRAMAÇÃO
9h – Mesa de Abertura
Deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara Federal
Deputada Solange Amaral (DEM-RJ), procuradora Especial da Mulher
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), coordenadora da Bancada Feminina
Ministra Nilcéia Freire, ministra de Políticas Públicas para Mulheres
Procurador-adjuntas: deputada Maria Helena (PSB-RR), deputada Bel Mesquita (PMDB-PA) e deputada Emilia Fernandes (PT-RS)
10h às 11h – Mesa 1
Tema: O PAPEL DA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Mediadora: Deputada Solange Amaral (DEM-RJ)
Debatedoras: Doutora Ivana Farina, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás;
Doutora Tânia Mara, mestre e doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília. *Foco em gêneros, representações sociais e religião.
11h às 12h – Mesa 2
Tema: CONSTRUÇÃO DE UMA GERAÇÃO CONSCIENTE
Mediadora: deputada Emilia Fernandes (PT-RS)
Debatedoras: delegada Sandra Gomes Melo, Delegacia da Mulher de Brasília;
Dra. Gláucia Staling Diniz, professora e pesquisadora da UnB na área de saúde integral e relacional;
Karen Borges, coordenadora da Rede Feminista de Saúde do Distrito Federal.
12h à 13h – Debates