Hilde C Stephansen<
Traduzido por Fabiana Reis
Durante o Fórum Social Mundial (FSM), diferentes grupos irão realizar uma série de encontros policêntricos na Espanha, França e diversas partes do Brasil – incluíindo Belém (PA) e as cidades riograndenses de Pelotas, Porto Alegre e Piratini. Os debates serão coordenados de Pelotas, onde a comunidade de Dunas vem organizando sua própria versão de social fóruns desde o início do FSM em 2001.
O último evento realizado em Dunas foi o Fórum Social Expandido das Periferias, em fevereiro de 2010. Este fórum incorporou uma série de seminários e workshops policêntricos via vídeoconferência da Itália, Espanha, França, México e Belém.
Um dos resultados do Fórum Social Expandido das Periferias foi a criação da Rede EmComum, que busca unir pessoas de diferentes partes do mundo para fortalecer os princípios comunitários e a construção de uma cidade-futuro mais justa, humana, unida e integrada.
Para coincidir com o FSM em Dacar, membros da rede estão organizando workshops policêntricos nos seguintes tópicos:
Segunda (07/02/11_13h -15h): Ações Afirmativas e Participação dos Negros nos Espaços de Poder. Participação de Dakar (Senegal), Porto Alegre, Pelotas e Piratini (Brasil).
Terça (08/02/11_12h -13h30): Desafios da Universalização da Seguridade Social. Participação de Dakar (Senegal), PIDI e FRAGET em Pelotas (Brasil).
Terça (08/02/11_13h30 – 16h): Organização Comunitária, Gestão de Conhecimento e Transformação Social. Participação de Dakar (Senegal), PIDI e FRAGET em Pelotas (Brasil), Terrassa (Espanha), Grenoble (França)
Quarta (09/02/11_ 13h-16h): Cultura e Educação Transformadoras. Participação de Dakar (Senegal), PIDI e FRAGET em Pelotas, Belém (Brasil), Terrassa (Espanha).
Todas as atividades podem ser acompanhadas pela internet daqui. Em Dacar, as atividades serão organizadas no Espaço Expandido de Dacar.
Mais informação sobre a Rede EmComun pode ser encontrada aqui.
fonte: http://www.ciranda.net/