Jornal pede desculpas por afirmação machista

O jornal britânico Daily Telegraph se desculpou, esta semana, por um artigo publicado em junho que dizia que mulheres que bebem álcool são mais suscetíveis a estupros. Em uma nota publicada na segunda-feira [13/7], o jornal alegou que um “erro de edição” modificou o sentido da frase na matéria, que era baseada em um press release divulgado pela Sociedade Britânica de Psicologia.

 

Na correção desta semana, o Telegraph afirma que um estudo de autoria da estudante Sophia Shaw, apresentado em uma conferência da Sociedade de Psicologia, não concluiu que homens costumam ver mulheres que bebem com alvo. “De fato, a pesquisa concluiu o contrário”, declarou o jornal. “Pedimos desculpas por nosso erro”.

Saia curta

 

O artigo do Telegraph – que já foi retirado de seu sítio – gerou controvérsia porque dizia, no título, que cientistas haviam chegado à conclusão de que mulheres que se vestem de maneira provocante têm mais chance de ser estupradas. A matéria dizia, basicamente, que: “Mulheres que consomem álcool e usam saia curta são mais suscetíveis a estupros, afirmam cientistas da Universidade de Leicester”. Já o estudo da Sociedade de Psicologia tinha como título “Homens promíscuos mais suscetíveis a cometer estupro”.

Sophia, a autora do estudo, entrevistou cerca de 100 homens, mas diz que os resultados ainda são preliminares. “Descobrimos que homens afirmam que estariam dispostos a seguir adiante com mulheres sóbrias”, ressalta ela, lembrando que as informações na matéria do Telegraph não eram corretas. “Notamos que as pessoas vão um pouquinho além com mulheres que se vestem de maneira provocante, mas este resultado não foi significativo nas estatísticas. Basicamente, você não pode dizer que isso tem um efeito prático, pode ser apenas coincidência”. Informações de James Robinson [Guardian.co.uk, 15/7/09].

fonte: Observatório da Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *