Esta trilha propõe um debate sobre o movimento feminista e nossas práticas políticas.
Sugestões de leitura:
No texto Movimento Feminista, as autoras Carmen Silva e Silvia Camurça discutem o que é o feminismo e traçam linhas gerais dos modos de organização deste movimento.
Em Uma política feminista para a transformação social, Carmem Silva e Sophia Branco aprofundam a reflexão sobre a ação política feminista e exploram alguns princípios que orientam nossa prática.
Em diálogo com esse tema, selecionamos três das Oito teses sobre a revolução feminista de Verônica Gago. Esses trechos selecionados nos levam a refletir sobre a expressão do movimento feminista no enfrentamento ao neoliberalismo hoje.
Questões para debate
- O feminismo pode ser entendido como um movimento social, como uma postura individual diante da vida e/ou como um pensamento teórico que busca analisar a situação de opressão das mulheres no mundo. Como você acha que essas dimensões se articulam? Como você entende o feminismo?
- A organização do movimento feminista mobiliza diferentes perspectivas e práticas políticas. Para você, que princípios políticos são importantes para o feminismo?
- Nós, mulheres, somos muito diversas e existem muitas desigualdades entre nós. Uma frase que ouvimos muito no feminismo é “mexeu com uma, mexeu com todas”. Será que isso acontece mesmo? Conhecemos a realidade das mulheres nas mais diversas realidades que atravessam o Brasil? Como podemos nos organizar a partir dessa diversidade, enfrentando as desigualdades que existem entre nós e fortalecendo as lutas umas das outras?
Vídeos relacionados
Poesia Quantas, em imagens, voz e autoria de Daiany Dantas, feminista, poeta, professora e colaboradora da Universidade Livre Feminista. Ela criou esta poesia especialmente para a Trilha 1 da nossa Campanha.
No vídeo de Aprendizados e encerramento da Trilha 1 – Diversas mas não dispersas, Sophia Branco, militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e colaboradora da Universidade Livre Feminista, dialoga com as respostas e comentários que chegaram nestas primeiras provocações e a partir dos textos que compartilhamos.