O curso “Mais mulheres no Poder”, da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, voltado para as novas candidatas do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) nas eleições de 2022 aconteceu entre abril e junho, contando inicialmente com cerca de 140 inscrições de militantes. A Universidade Livre Feminista construiu a proposta metodológica e é consultora no suporte metodológica à FLCMF.
Objetivos
Apoiar as mulheres na construção de suas candidaturas para cargos representativos (deputadas e governadoras) e apresentar ferramentas para que possam construir uma trajetória saudável na vida política.
Metodologia
A metodologia foi inspirada na experiência do Curso Navegando Juntas pelos Desafios da Internet, contando com a utilização de diversas ferramentas e plataformas.
O curso está dividido em 5 trilhas:
- Trilha 1: Por que mais mulheres no PODER
- Trilha 2: Para que candidaturas mais diversas?
- Trilha 3: Por uma política que enfrente a miséria e promova a dignidade das mulheres
- Trilha 4: Recursos para as candidaturas femininas
- Trilha 5: A gente se encontra na luta: Contra o fascismo e em defesa da democracia
Cada trilha tem duas semanas de duração e conta com dois momentos síncronos semanais, lives e oficinas com convidados. Além disso, as candidatas participam de grupos de trabalho no WhatsApp, que são mediados por educadoras. Essas educadoras participaram de uma formação promovida pela Universidade Livre Feminista e atuaram durante toda o curso.