Hoje, dia 1º de Dezembro, a Articulação AIDs em Pernambuco estará realizando ato público na cidade do Paulista, tendo como foco a Declaração dos Direitos Fundamentais das Pessoas Vivendo com HIV e Aids(PVHA).
A escolha da cidade para o ato foi tomada no último Encontro das ONGs que trabalham com HIV/Aids no Nordeste (ERONG/NE), onde foi aprovada a continuidade da ação regional para fortalecimento do Serviço Único de Saúde (SUS). Paulista sedia o hospital regional voltado para tratamento de pessoas com HIV/Aids e segundo Simone Ferreira, da Articulação Aids em Pernambuco, qualquer ameaça de privatização de serviços de atendimento que hoje são realizados pelo SUS pode comprometer os recursos e o desenho da política de saúde nesta área, com impacto direto no tratamento de quem vive com HIV/Aids. "Sabe-se que a privatização pode acontecer por meio de implantação das OS e fundações em Pernambuco", ressalta Simone.
Em Paulista, a mobilização para o Ato começa às 7h30, no novo terminal do SEI, onde haverá distribuição da Declaração dos Direitos Fundamentais das Pessoas Vivendo com HIV e Aids(PVHA) e de uma Carta Política da Articulação. Às 8h30, tem início o Ato, no centro de Paulista, perto da prefeitura. Às 10h, militantes da Articulação Aids participam de na Câmara dos Vereadores do Paulista e em seguida entregam a Carta Política ao Conselho Municipal de Saúde do Paulista.
fonte: SOS Corpo