Cerca de 120 jovens negras de diversas regiões reunidas em Salvador no mês da Consciência Negra para discutir propostas de enfrentamento ao racismo e ao sexismo, que ainda colocam as mulheres negras nos patamares mais inferiores da pirâmide social. É com esse intuito que acontece na cidade, de 27 a 29 de novembro, o 1º Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas, no Hotel Vila Velha, iniciativa da Articulação de mesmo nome. O Encontro tem o intuito de reunir jovens negras, lésbicas, sindicalistas, rurais, candomblecistas, universitárias para discutir e tentar consolidar uma articulação de mulheres que abarque as diversas bandeiras políticas emancipatórias da condição de ser mulher negra.Nomes como Alzira Rufino, Jurema Werneck, Vilma Reis e Belinda Brito integram a programação.
A mobilização é uma estratégia para avaliar a conjuntura e os desafios da realidade cotidiana das milhares de jovens feministas negras espalhadas pelo Brasil. Dentre as diretrizes do Encontro está a proposta objetiva de enfrentamento a qualquer tipo de discriminação, de gênero ou de raça, somada à necessidade de intervenção e participação das jovens no cenário sociopolítico. O evento contará ainda com a presença de autoridades governamentais, militantes dos movimentos Negro e Feminista Negro, além de intelectuais das temáticas. Com o Encontro, será formatada uma Carta de Princípios que deverá ser encaminhada às Secretarias e Superintendências voltadas à criação de políticas públicas que atinjam este publico.
Histórico – A Articulação foi criada no 1º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, que ocorreu no Brasil, em 2005. Além dos painéis, plenárias e reuniões, o evento contou com a oficina Diálogo entre Movimentos Feministas e Movimento Negro, cujo resultado direto foi a criação da Articulação de Negras Jovens Feministas. A partir desse momento, inicia-se o processo de atuação, socialização e diálogo sobre a história do feminismo negro e as implicações trazidas de ser jovem negra feminista na sociedade brasileira.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de novembro
Credenciamento: 14h às 18h
19h – Mesa de abertura: Feminismo Negro e Movimento de Mulheres Negras no Brasil, com Luiza Bairros e Jurema Werneck
Dia 28 de novembro
Manhã
9h – Religião e cultura afro brasileira na visão negra jovem feministas, com Alzira Rufino
10h45 – Segurança Pública para as Negras Jovens, com Vilma Reis
Tarde
14h – Movimento Feminista Negro, Movimento de Mulheres Negras e Movimento de Lésbicas e Bissexuais Negras, aonde se convergem?, com Valdecir Nascimento
15h45 – Afetividades e Jovens Negras, com Benilda Brito
Mais informações : (71) 32835520
Deise Queiroz (71)86259479
Jaqueline Monteiro (71) 86060049
Fabiana Leonel (71) 87819749
fonte: Ìrohìn