Em meio a uma conjuntura em que os direitos humanos e as políticas públicas que os efetivam sofrem grandes ameaças e enfrentam retrocessos no Brasil, nada mais oportuno e desafiante do que aprofundar o debate sobre as políticas públicas para as mulheres.
Foi neste contexto que a Universidade Livre Feminista, com apoio do CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia e Cunhã-Coletivo Feminista, realizou o curso Trilhas Feministas na Gestão de agosto a dezembro de 2016, destinado para conselheiras, gestoras, funcionarias e militantes do movimento feminista e de mulheres de todo o Brasil, bem como estudantes sobre o tema de todo o Brasil no ambiente virtual, via Plataforma Moodle.
Objetivo
O curso teve como objetivo apoiar a reflexão individual e coletiva e ser um instrumento para aprender e produzir novos conhecimentos sobre a gestão pública, bem como construir processos de resistência ao desmonte das políticas sociais, essenciais para a garantia de direitos.
Metodologia
A primeira versão do curso Trilhas Feministas na Gestão foi colocada à disposição de participantes em 2012. Após a conclusão de sua primeira turma, o curso ficou disponível para ser realizado livremente, sem acompanhamento direto de educadoras.
O curso é formado por 5 trilhas:
- Trilha 1 – A Política e as mulheres;
- Trilha 2 – Trajetórias de lutas das mulheres por direitos e por políticas públicas;
- Trilha 3 – Estratégias para atuar nos espaços de poder;
- Trilha 4 – Planos de Políticas para as Mulheres;
- Trilha 5 – Orçamento público e gestão de recursos.
A seguir você pode acessar a metodologia do curso e os materiais de apoio pedagógico.