A coletânea Violência contra as mulheres nas universidades, organizada por Milena Barroso (UFAM/UFS), reúne 15 artigos escritos por professoras-pesquisadoras-militantes de várias regiões do Brasil, e também da Argentina e do Canadá. O livro traz contribuições para o debate do sexismo e da violência heteropatriarcal e racista contra as mulheres no ambiente acadêmico. A experiência da Universidade Livre Feminista e nossa proposta pedagógica de enfrentamento aos sistemas de opressão são apresentados em um artigo de Priscilla Brito.
Mais sobre o livro
A publicação é uma produção de mulheres feministas, financiada pela FAPEAM. Apresenta um conjunto de reflexões feministas sobre as violências sofridas pelas mulheres nas universidades e experiências que apontam caminhos e possibilidades de enfrentar a questão e construir processos educacionais não opressores.
Os quinze textos, majoritariamente escritos por professoras-pesquisadoras-militantes de várias regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste) Argentina e Canadá, trazem contribuições relevantes para o debate do sexismo e da violência heteropatriarcal e racista contra as mulheres no ambiente acadêmico. Demonstram ainda a diversidade e importância da produção protagonizada pelas mulheres para a construção de uma universidade verdadeiramente comprometida com a transformação social e o fomento as potencialidades de mulheres e homens pensantes.
Lançamento do Livro Violência contra as mulheres nas universidades
O lançamento do livro foi realizado pela Universidade Livre Feminista com a participação das autoras. O debate tratou dos artigos publicados e evidenciou a relevância da pedagogia feminista no enfrentamento à violência contra as mulheres nas universidades e em outros espaços de formação.
Assista ao evento de lançamento e acesse o livro gratuitamente nos materiais abaixo.
Universidade sem violência: um direito das mulheres
Apesar de avanços teóricos e políticos, algumas expressões e contextos da violência contra as mulheres ainda carecem de maior reflexão, como é o caso da violência no espaço acadêmico. Nessa direção, a ausência de estudos sobre o tema na região Norte e as inquietações provocadas pela experiência docente junto às mulheres no ambiente universitário, mobilizaram a realização da pesquisa “Violência contra as mulheres na universidade: uma análise nas instituições de ensino superior no Amazonas”. O levantamento teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas e de pesquisadoras e pesquisadores das instituições públicas de ensino superior do Estado. Saiba mais nesta reportagem.
Os resultados podem ser acessados na cartilha abaixo.