Card em fundo lilás. Do lado direito, está a imagem do livro de capa em roxo com a ilustração de três mulheres saltando sobre as páginas de um livro aberto. Abaixo, lê-se Violência contra as mulheres nas universidades, sobre as logomarcas da Edua, Fapeam e Alexa Cultural. Do lado esquerdo, lê-se: Lançamento dos Livro: Violência contra as mulheres nas universidades. Abaixo, lê-se: Milena Barroso (org.). Debate com participação das autoras. Mediação: Carmen Silva. SOS Corpo/ULF. 23 Nov. 18h-20h – Manaus. 19h-21h Brasília. Inscrições: link na bio. Na parte inferior, estão listadas as logomarcas de parceria e apoio.

A coletânea Violência contra as mulheres nas universidades, organizada por Milena Barroso (UFAM/UFS), reúne 15 artigos escritos por professoras-pesquisadoras-militantes de várias regiões do Brasil, e também da Argentina e do Canadá. O livro traz contribuições para o debate do sexismo e da violência heteropatriarcal e racista contra as mulheres no ambiente acadêmico. A experiência da Universidade Livre Feminista e nossa proposta pedagógica de enfrentamento aos sistemas de opressão são apresentados em um artigo de Priscilla Brito.

Mais sobre o livro

A publicação é uma produção de mulheres feministas, financiada pela FAPEAM. Apresenta um conjunto de reflexões feministas sobre as violências sofridas pelas mulheres nas universidades e experiências que apontam caminhos e possibilidades de enfrentar a questão e construir processos educacionais não opressores.

Os quinze textos, majoritariamente escritos por professoras-pesquisadoras-militantes de várias regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste) Argentina e Canadá, trazem contribuições relevantes para o debate do sexismo e da violência heteropatriarcal e racista contra as mulheres no ambiente acadêmico. Demonstram ainda a diversidade e importância da produção protagonizada pelas mulheres para a construção de uma universidade verdadeiramente comprometida com a transformação social e o fomento as potencialidades de mulheres e homens pensantes.

Lançamento do Livro Violência contra as mulheres nas universidades

O lançamento do livro foi realizado pela Universidade Livre Feminista com a participação das autoras. O debate tratou dos artigos publicados e evidenciou a relevância da pedagogia feminista no enfrentamento à violência contra as mulheres nas universidades e em outros espaços de formação.

Assista ao evento de lançamento e acesse o livro gratuitamente nos materiais abaixo.

Universidade sem violência: um direito das mulheres

Apesar de avanços teóricos e políticos, algumas expressões e contextos da violência contra as mulheres ainda carecem de maior reflexão, como é o caso da violência no espaço acadêmico. Nessa direção, a ausência de estudos sobre o tema na região Norte e as inquietações provocadas pela experiência docente junto às mulheres no ambiente universitário, mobilizaram a realização da pesquisa “Violência contra as mulheres na universidade: uma análise nas instituições de ensino superior no Amazonas”. O levantamento teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas e de pesquisadoras e pesquisadores das instituições públicas de ensino superior do Estado. Saiba mais nesta reportagem.

Os resultados podem ser acessados na cartilha abaixo.

Tipo Título Temáticas Ano
Documento
Cartilha - Universidade sem violência: um direito das mulheres Pedagogia Feminista, Violência contra as Mulheres, Violência Política 2021
Documento
Livro: Violência contra as mulheres nas universidades Pedagogia Feminista, Violência contra as Mulheres, Violência Política 2021
Vídeo
Lançamento do livro Violência contra as mulheres nas Universidades Pedagogia Feminista, Violência contra as Mulheres, Violência Política 2021