A internet é um espaço de encontro e onde podemos nos fortalecer em contato umas com as outras. Nesta trilha vamos discutir se e como a internet pode fortalecer nossa ação política feminista.
Atividade Prática
Vamos explorar os mensageiros que utilizamos no nosso dia a dia. O primeiro Manual traz algumas dicas sobre como usar diferentes funções no WhatsApp, como os grupos e as listas de transmissão. O segundo Manual é de uso do Signal, que é um mensageiro parecido com o Whatsapp, mas é desenvolvido por ativistas e é muito mais seguro.
Atividade proposta
Assista ao Manual Navegando pelo WhatsApp e explore as diferentes funções apresentadas no Manual, como: favoritar mensagens, criar uma lista de transmissão, criar um grupo, desativar as notificações, criar um grupo de rascunho pra você.
Atividade proposta
Assista ao Manual de mensagens seguras: Signal. Baixe o aplicativo Signal e convide algumas companheiras para baixar também. Experimente utilizar o Signal em algumas conversas e navegue pelas funções apresentadas no Manual. Se você tiver dificuldades, experimente marcar um momento para realizar a atividade junto com outras companheiras
Entrelaçando Redes: Tecnologias, Feminismos e Mobilização Política
Para saber mais
Indicação para ler
Cartilha Comunicação de Guerrilha e Cuidados Digitais, Capítulo: A nossa militância da internet, páginas 57-62
Texto Uma política feminista para a transformação social, de Carmen Silva e Sophia Branco.
Publicação Diálogos Feministas – Ativismo na Internet e coletivos online no atual contexto político, da Fundação Friedrich Ebert e do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.