Cometi um Crime? Representações sobre a (i)legalidade do aborto

Livro: “Cometi um Crime? Representações sobre a (i)legalidade do aborto” de Boaventura de Sousa Santos, Ana Cristina Santos, Madalena Duarte, Carlos Barradas, Magda Alves. Editora Afrontamento, Portugal. As autoras e autores procuraram investigar a coexistência de diversas noções de legalidade e justiça no caso da interrupção voluntária de gravidez, antes e depois da mudança jurídica ocorrida em 2007. Oferecendo uma abordagem sociológica original, o estudo dá conta das perspectivas de profissionais de saúde, juristas, activistas e mulheres que abortaram fora do quadro legal.



CometiCrimeassista a debate sobre o livro em: http://vimeo.com/13392359

Apresentação de Manuela Tavares, investigadora em estudos sobre as mulheres, e Duarte Vilar, director executivo da Associação para o Planeamento da Família

Nesse estudo investigou-se a coexistência de diversas noções de legalidade e justiça no caso da interrupção voluntária de gravidez, antes e depois da mudança jurídica ocorrida em 2007. Oferecendo uma abordagem sociológica original, ancorada num trabalho empírico e analítico cuidado, este livro dá conta das perspectivas de profissionais de saúde, juristas, activistas e mulheres que abortaram fora do quadro legal, debruçando-se sobre temas como os julgamentos, os referendos de 1998 e 2007, a Campanha Fazer Ondas com as Women on Waves, o aborto clandestino e a realidade da IVG no novo enquadramento jurídico.

Boaventura de Sousa Santos é sociólogo e Professor Catedrático na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. Para além disso, desempenha funções como Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma universidade. É Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

Ana Cristina Santos é socióloga e doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido (2008). É investigadora do Birkbeck Institute for Social Research da Universidade de Londres e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Madalena Duarte é socióloga e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Está a ultimar o seu doutoramento na mesma Universidade, sendo a sua tese relativa ao papel do direito na violência contra as mulheres.

Carlos Barradas é antropólogo e mestre em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo sido investigador júnior do Centro de Estudos Sociais entre 2006 e 2010.

Magda Alves alcançou o Diploma de Estudos Universitários Gerais em Administração Económica e Social na Universidade Panthéon Assas, Paris. Formou-se depois em sociologia na Universidade de Coimbra. Foi bolseira de investigação no Centro de Estudos Sociais e actualmente trabalha no Conselho Nacional de Juventude.

340 pp.; ISBN: 978-972-36-1093-2; PVP: 19 euros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *