Com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a construção social da hierarquia entre os sexos e, dessa forma, desenvolver um pensamento crítico feminista que favoreça a emancipação das mulheres e a igualdade na diferença, o Dicionário Crítico do Feminismo traz uma coletânea de rubricas redigidas por autoras/es especializadas/os em cada uma das temáticas abordadas.
As organizadoras são Helena Hirata, Françoise Laborie, Hélène Le Doaré e Danièle Senotier, que também dividem a autoria dos textos com mais de 30 pesquisadoras/es.
No Recife, o lançamento da publicação será no dia 11 de agosto, às 19h, no Auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega. A socióloga Helena Hirata, autora e uma das organizadoras do livro, irá apresentar o Dicionário e falará sobre temas relacionados durante evento seguido de seção de autógrafos.
Originalmente em francês, com o título Dictionnaire Critique du Féminisme, o Dicionário foi traduzido e publicado em diversos países, como Espanha, Japão, Bulgária e Turquia. No Brasil, foi lançado com grande repercussão, nas cidades de Brasília e São Paulo.
Aguardado desde o início deste ano, o lançamento na cidade do Recife é uma realização do SOS Corpo, do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de Teoria Feminista.
Para as/os interessadoas/os, O Dicionário Crítico do Feminismo (São Paulo: Editora UNESP, 2009. 342p.) estará à venda na Livraria Cultura, no Recife, a partir da data do lançamento.
fonte: SOS Corpo