DFTV 2ª Edição > 29/01/2011 > Reportagem
A comissão pode concluir pela suspensão e até expulsão de alunos. O Ministério Público Federal também já foi acionado sobre o caso.
Alunas que participaram do trote levaram a denúncia a Secretaria de Políticas para as mulheres. Fotos e vídeos na internet mostram as calouras sendo induzidas a simular sexo oral com um boneco. A brincadeira degradante foi feita no meio de quase 250 estudantes.
Sob pressão dos veteranos das faculdades de agronomia e veterinária, algumas calouras cedem nitidamente envergonhadas. Na rede, o vídeo postado tem quase 11 minutos e até os homens não escaparam da cena. A direção da UnB considerou o trote uma festa de humilhação e um desrespeito às mulheres.
Uma comissão de sindicância na universidade deve ser formada a partir de segunda feira (31) para identificar abusos e autores e pode concluir pela suspensão e até expulsão de alunos. O Ministério Público Federal também já foi acionado sobre o caso.
Em nota, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, ligada à Presidência da República, repudiou o trote. Classificou como uma violência moral que coloca a mulher em situação subalterna.
Uma aluna, veterana do curso de agronomia, passou pelo trote e condena. Diz que sempre houve humilhação. “Fica o sentimento de querer fazer a brincadeira, pensando que, se sofreu a brincadeira, tem que fazer com que o calouro que chega também sofra. É assim que isso vai sendo passado de geração em geração”, explica.