Agência Câmara
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares exibe, até segunda-feira (31), a exposição fotográfica “Benin-Bahia, Mensagens do Ultramar”, da jornalista, fotógrafa e antropóloga italiana Patrizia Giancotti.
Interessados na cultura afrodescendente têm até segunda-feria (31) para visitar a exposição“Benin-Bahia, mensagens do ultramar”. Instaladas na galeria do 10º andar do Anexo IV, as 60 imagens expostas sintetizam o espírito da pesquisa antropológica realizada por Patrizia Giancotti sobre a tradição religiosa e os intercâmbios culturais entre Brasil e Benin.
A fotográfa morou quase dez anos na Bahia para desenvolver sua tese de Antropologia sobre as mulheres no candomblé. Durante este período, produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente.
Trajetória
Além de palestras em universidades, programas em rádios e televisões italianas para divulgar a cultura brasileira, Patrizia Giancotti fez mais de 100 reportagens e 50 exposições fotográficas sobre o Brasil na Europa. Suas fotos já foram publicadas nos livros fotográficos “Bahia”, editado pela A&A de Milão, com textos de Jorge Amado; “Bahias”, edição Corrupio, e “Amazzonia labirinto verde”, edição Giunti.
Patrizia foi premiada pela Prefeitura de Salvador, com o “Abébé de Oxum” em prata, pelo trabalho de divulgação da cultura baiana. Na Embaixada do Brasil em Roma, recebeu a condecoração da Ordem do Cruzeiro do Sul, “como agradecimento pela atividade cultural desenvolvida sobre o Brasil”.
Serviço
Exposição fotográfica “Benin-Bahia”, mensagens do ultramar.
Local: Anexo IV, 10º andar
Visitação: 20 a 31 de janeiro de 2011, das 10 às 17 horas.
Entrada Franca
Livre para todas as idades