Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa relembra morte de Mãe Gilda

SEPPIR

No dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pela Lei nº 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de dezembro de 2007.

A data marca, ainda, a morte de Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum. A líder religiosa morreu, em 21 de janeiro de 2000, numa situação de combate contra a intolerância religiosa, praticada por evangélicos em seu templo, localizado no Abaeté, em Itapuã, na Bahia.

Para promover a reflexão sobre o tema estão programados um Seminário Contra a Intolerância Religiosa e a 4ª Caminhada em protesto pela morte de Mãe Gilda. Eventos que ocorrerão, nos dias 20 e 21 de janeiro. Veja a programação:

Dia 20 de Janeiro de 2011, Seminário Contra a Intolerância Religiosa, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia – CEPAIA/UNEB:

14:00 abertura – Toque para os Orixás

14:20 – Palestra

15:00 Mesa 1 – Instalação do GT para Construção do Observatório Contra a Intolerância Religiosa

16:00 Mesa 2 – Instalação do GT para Construção do Programa Estadual de Combate a Intolerância Religiosa

17:00 Mesa 3 – Lançamento do Curso de Extensão para Sacerdotes, Sacerdotizas e Autoridades Religiosas de Matriz Africana / UNEB

17:30 Coffe de Interação

No Dia 21, caminhada saindo do Largo da Sereia até a Lagoa do Abaeté, a partir das 9 horas da manhã.

Por Comunicação Social da SEPPIR/PR com Coletivo de Entidades Negras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *