O 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero já tem resultado

SPM – 29/11

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNFEM) divulgam os nomes dos ganhadores da 6ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O grande destaque desta edição foi o aumento do número de redações e artigos científicos inscritos. No total foram 4.560 trabalhos enviados para concorrer ao prêmio. Em dezembro os vencedores irão receber as premiações em dinheiro, computadores e bolsas de estudos.

O intuito do Prêmio é fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Os julgamentos ocorreram na sede do CNPq, em Brasília, e a abertura das reuniões contou com a presença da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, de Sônia Malheiros Miguel (SPM) , Rodrigo de Oliveira Júnior (MEC) e Danielle Valverde (UNIFEM).

As categorias Estudante de Ensino Médio, com 3.951 inscritos, e a Escola Promotora da Igualdade de Gênero foram julgadas na última terça-feira (23/11). Já os artigos científicos inscritos  foram analisados em (25/11). Ao todo foram recebidos 609 artigos científicos inscritos divididos nas categorias: Mestre e Estudante de Doutorado; Graduado; Especialista e Estudante de Mestrado, e Estudante de Graduação.

Agraciados

Na categoria “Estudante de Ensino Médio”

ETAPA NACIONAL

UF
Nome da(o)  Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
SP
Ana Paula Chudzinski Tavassi
Colégio Santa Cruz – São Paulo – SP
Luis Aquino
CE
Danielle Bezerra Feitosa
Colégio Pequeno Príncipe – Crato – CE
Catarina Tavres Vieira Jamacaru

BA
Jamile de Oliveira Gonçalves
Colégio Antonio Vieira  Salvador – BA
Antonio Lourival

 

 

ETAPA DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO
UF
Nome da(o)  Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
GO
Meire Ellen Ribeiro Domingos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás  Inhumas – GO
Janes Dean Amaral Freitas
RJ
Thiago Tavares Magalhães
Colégio Santa Isabel  Petrópolis – RJ
Maria Cristina Euzébio Butturini

MG
Fernanda Fortes Lopes
Colégio de Aplicação Coluni – UFV  Viçosa – MG
SE
Edson Dionizio Santos Júnior
Colégio Dom Luciano José Cabral Duarte
Aracaju – SE
Daniela Amaral
RS
Thayná Morais
Colégio Adventista de Porto Alegre
RS
Denise Reis
AM
Wanessa Silva Nobre
Centro Literatus  Manaus – AM
Elaine Andreatta
PA
Mairã Soares Sales

Escola Estadual de Ensino Médio Antonio Lemos
Sta Izabel – PA
Rosiclei do Socorro de Castro Soares
TO
Marcella Gomes Batista
Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini
Almas-TO
Reuvia de Oliveira Ribeiro
Menção Honrosa
SP
Pedro Azevedo Minutentag
Escola Vera Cruz  São Paulo – SP
Cristiane Escolástico Siniscalchi
BA
Irma Marine Aguiar da Silva
Colégio Salesiano Dom Bosco
Salvador – BA
Rilza Meire dos Santos Cruz

 

Na categoria “Estudante de Graduação”:
– Juliana Silva Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, tendo como orientadora a Profª Helcira Maria Rodrigues de Lima, com o artigo científico: “A legitimação do silêncio no cotidiano da mulher negra brasileira a partir do filme Bendito Fruto”.
– Wélliton Caixeta Maciel, da Universidade de Brasília – UnB, tendo como orientadora a Profª  Lia Zanotta Machado, com o artigo científico: “Processos Institucionais de Administração de Conflitos, Produção de “ Verdades Jurídicas” e Representações Sociais sobre a questão da violência domestica contra a mulher no Distrito Federal”.
Na categoria “Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado”: 
– Sandra Ferreira dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, sob a orientação da Profª Marta Mega de Andrade, com o artigo científico: “Eros e Thânatos: o casamento como violência simbólica e estratégia de representação feminina na Atenas Clássica”.
– Caroline Santos Silva, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sob a orientação da Profª Gabriela dos Reis Sampaio, com o artigo científico: “Pelo sexo, a mulher liga-se à eternidade da espécie”: As produções acadêmicas dos médicos baianos.
Na categoria “Mestre e Estudante de Doutorado”:
– Vanuza Souza Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tendo como orientador o Prof. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, com o artigo científico: “Lourdes Ramalho: Performances de Gênero na Dramaturgia Nordestina”.
– Marina Fischer Nucci, da Universidade do Estado do Rio d

e Janeiro (UERJ) tendo como orientadora a Profª Jane Araújo Russo, com o artigo científico: “O sexo do cérebro: uma análise sobre gênero e ciência”. 
Menção Honrosa:
– Marco Antonio Torres, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a orientação do Prof. Marco Aurélio Máximo Prado, com o trabalho “Direitos Humanos e Cidadania LGBT nas Políticas Públicas da Educação e a Emergência da Trans Educadoras”.
– Laura de Biase, da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Prof Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello, com o trabalho “Feminino + Masculino: gênero e agroecologia na construção da sustentabilidade”.

Na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero
UF
NOME DA ESCOLA PROMOTORA
PROJETO PEDAGÓGICO
PROPONENTE
PE
Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor de Pádua Santos
“A Vivência das Mulheres  Negras do Sertão do Pajeú: resiliência, cotidiano e trabalho”
Maria José dos Santos
MT
EMEB Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon
“Projeto Beleza tem raízes dança do chorado”
Sueli de Fátima Xavier Ribeiro
GO
Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira
“Dinamizando Gênero”
Carmen Sandra Ribeiro do Carmo
RS
E.E.E.F. Firmino Acauan
“Construindo a Igualdade de Gênero”
Mirian Teresinha Zimmer Soares

Comissões julgadoras

Estudante do Ensino M

édio e Escola Promotora da Igualdade de Gênero Wivian Weller (UNB) e presidente da comissão; Ângela Maria Mesquita Fontes (IBAM); Lúcia Maria Xavier de Castro (Criola); Paulo César Rodrigues Carrano (UFF); Ângela Moysés Nogueira Rodrigues  (GPH); Regina Dalcastangnè (UnB); e Ísis Tavares Neves (CNDM).

Mestre e Estudante de Doutorado; Graduado; Especialista e Estudante de Mestrado; e Estudante de Graduação Maria Aparecida Moraes Silva (UFSCAR) e presidente da comissão; Benedito Medrado Dantas (UFPE); Eni Mesquita Sâmara (USP);  Dulce Amarante dos Santos (UFG); Maria Arisnete Câmara de Morais (UFRN);  Maria José Teixeira Carneiro (UFRRJ); Simone Pereira Schmidt (UFSC).

O prêmio – Criado em 2005, a premiação acontece por meio do concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados, com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no País e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Busca também contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre o tema.

Com informações do CNPq.

 

Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *