DANILO CASALETTI
– Revista Época
Uma questão formulada por Sigmund Freud (1856-1939), o pai da psicanálise, será discutida pela minissérie Afinal, o que querem as mulheres? que estreia nesta quinta-feira (11) na TV Globo e será exibida em seis capítulos, sempre às quintas-feiras.
Criada e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a história terá como protagonista o ator Michel Melamed, repetindo a parceria que ator e diretor fizeram em Capitu (2008), série que virou referência da moderna dramaturgia brasileira. “Adoro trabalhar com o Luiz. Sempre que ele me chama, sei que é para um grande projeto”, diz Melamed, evitando falar em “preferência” pelo autor. “Não quero que pareça que eu não curto trabalhar com outros profissionais”, diz. Além de protagonista, Melamed também assina o roteiro com João Paulo Cuenca e Cecília Giannetti.
Em Afinal, o que querem as mulheres? Melamed dá vida ao jovem escritor e psicólogo André Newmann, que tenta, com certa obsessão, responder à questão que tanto aflige os homens (e por que não as mulheres também?). Casado com a artista plástica Lívia (Paola Oliveira), André percebe que, apesar de sua dedicação ao tema, não consegue lidar com a própria mulher. O casamento acaba e André passa a conhecer na prática os segredos e os desejos das mulheres.
Com a separação, André encontra refúgio nos braços da mãe Celeste (Vera Fischer), que lhe oferece apoio incondicional. Ele também vai conhecer a jovem Tatiana (Bruna Linzmeyer), que tenta conquistar o coração (e o corpo) do psicólogo. André ainda cairá nas garras de Monique (Maria Fernanda Cândido), Sophia (Letícia Spiller) e Maria (Maria Alice Martins/ Gabriela Carus).
Só para complicar mais um pouco, afinal é Freud, André tem um duplo que é ninguém menos que Rodrigo Santoro, vivido pelo próprio Santoro. O galã vai estrelar uma série de TV inspirada na tese de André causando uma confusão ainda maior na cabeça do psicólogo.
Mas, afinal, a minissérie vai responder à pergunta? Michel Melamed diz que sim. “É claro que não vai aparecer um luminoso piscando com uma resposta clara e objetiva. Mas, ao longo dos capítulos, os telespectadores vão ter algumas respostas”, afirma.
O próprio ator confessa que é muito difícil saber o que as mulheres desejam. “Às vezes eu sei, depois acho que não sei mais. Na verdade, elas querem ser amadas. O resto é consequência”, diz.
(Danilo Casaletti)