Jornal Hoje
A nova presidente do Brasil dedicou a eleição às mulheres. Também assumiu o compromisso de promover o desenvolvimento social e de respeitar as instituições democráticas.
No primeiro discurso após a vitória, Dilma Rousseff, agradeceu os votos, prometeu acabar com a miséria, falou da importância da liberdade de imprensa e de religião, de fortalecer a economia e de honrar as mulheres. Fez também uma homenagem ao presidente Lula.
Homens x Mulheres
“A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia. Eu gostaria muito que os pais e as mães das meninas pudessem olhar hoje pros olhos delas e dizer ‘sim, a mulher pode’”.
Erradicação da miséria
“A erradicação da miséria nos próximos anos é assim, uma meta que assumo, mas para qual peço, humildemente, o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida.”
Gastos públicos
“O povo brasileiro não aceita que governos gastem acima do que seja sustentável. Por isso, faremos todos os esforços pela melhoria da qualidade do gasto público. Pela simplificação e atenuação da tributação e pela qualificação dos serviços públicos.”
Desenvolvimento
“Vamos buscar o desenvolvimento de longo prazo, a taxas elevadas social e ambientalmente sustentáveis. Mas, acima de tudo, quero reafirmar nosso compromisso com a estabilidade da economia e das regras econômicas, dos contratos firmados e das conquistas estabelecidas.”
Liberdade de imprensa
“Eu vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa. Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras.”
Lula
“Agradeço muito especialmente, e com emoção, o presidente Lula. Ter a honra de seu apoio, ter o privilégio de sua convivência, ter aprendido com sua imensa sabedoria. São coisas que se guarda para a vida toda. Conviver durante todos esses anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. Baterei muito em sua porta e tenho certeza e confiança que a encontrarei sempre aberta.”
Oposição
“Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles. De minha parte não haverá discriminação, privilégios ou compadrio.”
Dilma Rousseff teve 56% e José Serra 44% dos votos válidos. Ela venceu em todo o Nordeste, em parte do Norte, e também nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Serra teve mais votos em toda a região Sul, Centro-Oeste, e nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Roraima, Rondônia e Acre.
Muitos políticos de expressão em seus estados não conseguiram transferir seus votos para os presidenciáveis, como Aécio Neves (MG) e Rosalva Charline (RN), para Serra, e Tarso Genro (RS) e Renato Casagrande (ES), para Dilma.
O presidente Lula sai como o grande vitorioso desta eleição. Eleito, reeleito e agora elege sua sucessora. Ele ainda tem idade para continuar na política e muita gente já fala da volta dele daqui a quatro anos. “Estou muito otimista. Eu tenho convicção de que nunca haverá tempo para uma pessoa que construiu a relação que eu construí, seja política, seja sindical, seja com o movimento social, seja com empresários, de ficar parado. Ou seja, eu vou ter muita tarefa. Agora, a única coisa que eu não quero é ter tarefa dentro do governo e também não dentro do partido que eu não quero voltar para dentro do partido”, comenta Lula.
População comemora a vitória de Dilma Rousseff pelo país
Os militantes tomaram as ruas de várias capitais. No Rio e Belo Horizonte, a festa foi em ritmo de samba. No Recife, dupla fantasiada de Lula e Dilma festejou a vitória. A Avenida Paulista foi interditada para a militância petista.
A presidente eleita Dilma Rousseff passou a manhã em casa descansando e recebeu coordenadores de campanha para tratar da agenda. Antonio Palocci, José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardoso, Marco Aurélio Garcia foram alguns dos políticos que visitaram Dilma.
Os assessores informaram que não haverá entrevista coletiva nesta segunda-feira. Dilma deve receber alguns jornalistas, separadamente, no escritório em Brasília. Ela também deverá retornar ligações de chefes de Estado. Muitos telefonaram ontem e ela não conseguiu atender porque estava no meio da comemoração.
De terça a quarta-feira, Dilma Rousseff deve viajar para descansar e só volta no fim de semana. A reunião de transição, para saber como ficará o governo, deve acontecer na sexta-feira, mas sem a presença dela. Neste domingo (31), a festa da vitória foi até mais tarde.
Festa pelo Brasil
A comemoração também tomou conta das ruas em todo o país. Os militantes tomaram as ruas de várias capitais, agitaram bandeiras de campanha e dançaram em comemoração. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte a festa foi em ritmo de samba.
Uma das principais avenidas de Porto Alegre foi fechada para a comemoração que começou antes mesmo do anúncio oficial. A Avenida Paulista, em São Paulo, também foi interditada para a festa da militância petista, e sete mil pessoas lotaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
No Recife, eleitores bem humorados. Uma dupla fantasiada de Lula e Dilma festejou a vitória no Marco Zero da cidade.