Top model negra lança livro-biografia

Alek Wek conta sua batalhadora trajetória até o topo do mundo da moda, desde quando sofreu de perto os traumas de uma guerra civil

livro-top-model-negra

Você provavelmente já ouviu falar dela, a modelo negra de cabeça raspado que ganhou o mundo da moda no início dos anos 2000. Agora, Alek Wek se aventura pelo universo editorial, com o lançamento da autobiografia “Alek Wek – a refugiada africana que virou top model internacional”. E o título explica bem a trajetória de Alek, nascida no sul do Sudão, sétima filha de uma família de nove irmãos.

 

Em sua terra natal, a top viveu momentos de terror por conta da guerra civil, marcada pela luta entre milícias criminosas, um governo dominado pelos muçulmanos e rebeldes da região Sul, em um conflito que matou cerca de dois milhões de pessoas.

 

O livro apresenta a corajosa história de uma refugiada que foi para Londres, na Inglaterra, onde a escalada de jovem modelo a top model internacional foi ainda mais eminente devido aos traços de Alek, tão diferentes do padrão europeu. Ou seja, Alek saiu da guerra civil para se jogar em uma batalha na qual a aparência, bom relacionamento com pessoas do meio e integridade derrubam e levantam pessoas, transformando-as em celebridades, ou, as excluindo de vez.

 

Confira um trecho do livro

“Naquela noite, um grupo das milícias apareceu em frente à nossa casa e bateu no portão de metal. Minha mãe lançou um olhar apreensivo a meu pai. Não fazíamos a menor ideia de quem eram ou o que procuravam. Entraram pelo nosso portão. […] Houve uma explosão de balas disparadas das armas da milícia. Cravejaram balas por todas as paredes e janelas. Enfiamo-nos com rapidez debaixo das camas para nos esconder, mas meu pai não conseguia se abaixar o suficiente e as pernas dele ficaram para o lado de fora. Estava quase chorando de dor. De súbito, o tiroteio cessou. A milícia foi embora. Aconchegamo-nos uns aos outros enquanto eles partiam em busca de uma presa mais fácil. Nunca uma noite havia me parecido tão escura”.

 

A autora

Alek Wek, ex-refugiada, é hoje uma top model internacional que já embelezou dezenas de passarelas disputadíssimas e as páginas das revistas de moda mais glamorosas. Também empreendedora, tem a própria linha de bolsas, a Wek 1933. Atualmente reside no Brooklyn, Nova York.

Fonte: Geledés

Leia materia completa: Top model negra lança livro-biografia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *