Mais uma Vitória do Movimento de Mulheres!. Governo do Distrito Federal libera imóvel para instalação da Casa Abrigo.
Durante quase 30 dias as mulheres que estão em programa de abrigamento e proteção contra a violência doméstica no Distrito Federal ficaram jogadas em um prédio de um centro de internação de adolescentes.
O Governo do Distrito Federal deixou de pagar os alugueis do antigo imóvel onde estava instalada a Casa Abrigo, e o proprietário pediu, na Justiça, a devolução do mesmo. “Foram despejadas sem ter para onde ir e sem qualquer respeito governamental” nos informou Leila Rebouças, da coordenação do Fórum de Mulheres do DF. Uma vergonha para o DF, que instalou esse programa há mais de 12 anos.
Ontem à noite, 14/08, finalmente, as mulheres que utilizam o serviço de proteção CASA ABRIGO, foram transferidas para o novo espaço destinado ao programa.
Graças as várias denúncias, e ações do Fórum de Mulheres do DF e da Articulação de mulheres Brasileiras, junto ao Governo do Distrito Federal, SPM, MPDFT, e OAB-DF, durante toda a permanência das mulheres no CIAGO, finalmente, a situação da Casa Abrigo foi, aparentemente, resolvida.
Hoje, estão na Casa abrigo 9 mulheres e seus/suas filhos/as. Em média, porém, são atendidas mais de 30 mulheres.