SOS Corpo promove Encontro de Formação sobre violência contra as mulheres e contexto urbano

SOS CORPO

O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com o Coletivo Leila Diniz, realiza, de 26 a 28 de agosto, o “Encontro de Formação sobre violência contra as mulheres e contexto urbano”. O evento acontece das 9h às 18h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Recife.

 

O objetivo é discutir questões ligadas à violência contra as mulheres, considerando a diversidade das condições e das políticas do contexto urbano, e refletir sobre os desafios para enfrentar esta situação. Trinta militantes do movimento de mulheres e de movimentos sociais, das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, participam do encontro.

A programação abrange palestras, debates, audição de programas de rádio e grupos de trabalho. Os temas que serão focos das discussões são: o atual estado do problema da violência contra as mulheres; conceitos e contextos sobre cultura patriarcal, violência institucional e ações feministas no enfrentamento à violência; desigualdades de gênero e as políticas para as mulheres no contexto urbano.

Um aspecto importante é a avaliação em torno das políticas públicas para o enfrentamento da violência contra as mulheres, além da reflexão sobre os desafios para atuação dos movimentos sociais pra superar este problema associado ao contexto das cidades da zona urbana e rural. Neste sentido,  no dia 27 de agosto, às 14h, haverá momento dedicado ao Balanço de implementação da Lei Maria da Penha. 

No final da tarde do dia 26 de agosto, ocorrerá exibição do vídeo documentário “Mulheres e Cidades”, uma produção do SOS Corpo sobre direito à cidade e a vivência do espaço urbano pelas mulheres, com depoimentos sobre a vida na cidade, transporte e mobilidade, segurança, acesso ao lazer, militância em reforma urbana e sonhos da cidade ideal. O documentário revela a ausência de políticas e a vulnerabilidade das mulheres nas cidades rurais e nos grandes centros urbanos e aponta a certeza de que a cidade ideal surge a partir do pensamento coletivo das mulheres. Um lugar onde toda mulher deve ser respeitada, com plenitude de direitos e liberdade.

> Veja programação completa aqui

> Sobre o vídeo “Mulheres e Cidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *