SOS CORPO e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE promovem lançamento do livro cujo enfoque é o trabalho doméstico e as relações sociais no Brasil. Evento será no dia 8 de julho, às 19h, na Livraria Cultura, no Recife (Shopping Paço Alfandega)
A socióloga Maria Betânia de Melo Ávila, coordenadora geral do SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, registra no livro O tempo do trabalho das empregadas domésticas: Tensões entre Dominação/Exploração e Resistência revelações da pesquisa por ela realizada entre 2008 e 2009.
A socióloga lançará a publicação no dia 8 de julho, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Paço Alfandega, no Recife, em uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o SOS CORPO.
A pesquisa buscou compreender as experiências e o cotidiano das trabalhadoras domésticas através de suas vivências do tempo: o tempo de trabalho remunerado e não remunerado. Organizado em seis capítulos, o livro traz informações sobre mulheres e trabalho no Brasil e na Região Metropolitana do Recife. Aprofunda a reflexão sobre vida cotidiana e o tempo do trabalho reprodutivo, foca as tensões em torno do tempo do trabalho doméstico e o contexto social da região Nordeste do Brasil, onde se inserem as trajetórias das trabalhadoras pesquisadas. Estas e outras questões foram abordadas na tese de doutorado concluída por Betânia Ávila no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, a partir da qual o livro foi editado.
Betânia Ávila coloca no centro de sua análise o trabalho reprodutivo, visto como trabalho socialmente necessário, retirando da invisibilidade o tempo de trabalho exigido para sua realização. Sua pesquisa foi realizada com trabalhadoras domésticas da região metropolitana de Recife, ligadas ao Sindicato dos Empregados Domésticos. A autora desvenda com grande sensibilidade as trajetórias de vida das trabalhadoras domésticas e contribui para o debate do tempo de trabalho das mulheres.
A publicação se insere na Coleção do Programa Teses e Dissertações da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós Graduação, Editora Universitária e Programas de Pós-Graduação da UFPE.
fonte: SOS Corpo