Natasha Pitts *
Adital – A Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe (Adital) está impulsionando uma campanha, nascida na Itália, para que o Prêmio Nobel da Paz de 2011 seja oferecido às mulheres africanas. Para difundir cada vez mais a iniciativa, o diretor da Adital, padre Ermanno Allegri, esteve na tarde desta quarta-feira (16) no Programa Da Hora, nos estúdios da TV União, em Fortaleza (CE).
Para conversar sobre a importância do prêmio para as africanas, também esteve presente no Programa a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em educação, Maria Auxiliadora de Paula.
Padre Ermanno considera importante a entrega do Prêmio Nobel da Paz 2011 às mulheres africanas devido à situação vivida na África, continente massacrado por guerras e investimentos econômicos para a exploração de petróleos e metais como diamante e ouro.
A Campanha foi proposta pela CIPSI, coordenação formada por 48 associações de solidariedade internacional, e pela ChiAma África, em 2008, no Senegal, em Dakar, durante o seminário internacional por um Novo Pacto de Solidariedade entre Europa e África. Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas escrevendo para: info@noppaw.org ou segretaria@noppaw.org ou no site http://www.noppaw.org/
Para assinar a petição online e divulgar a campanha, acesse: http://www.adital.com.br/site/conteudo.asp?lang=PT&ref=nobel_africa_2011
* Jornalista da Adital