Campanha de combate à exploração sexual vai ser lançada dia 24 em Parintins

Redação do Governo do Estado do Amazonas

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) lança no dia 24, a VII Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes, que vai se estender durante o 44º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 25, 26 e 27. O lançamento vai ser realizado na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, com a participação da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a exploração sexual só perde em lucratividade para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.  De acordo com a secretária estadual de Assistência Social, Regina Fernandes, este ano, a campanha vai divulgar a Lei Federal nº 11.577, sancionada pelo presidente Lula em 2007 e que obriga donos de bares, restaurantes, hotéis, motéis e agência de modelo, a afixarem em locais visíveis o Disque 100 Nacional.

Durante os dias de festival, técnicos da Seas e da prefeitura de Parintins, vão percorrer estabelecimentos comerciais afixaram o cartaz da campanha, os mesmos que estão sendo distribuídos em Manaus. Nos três dias de apresentação dos bois Garantindo e Caprichoso, a secretaria vai atuar junto com o Conselho Tutelar do município em uma sala dentro do Bumbódromo, recebendo denúncias de abuso, exploração e tráfico, além de auxiliar no trabalho de crianças e adolescentes perdidas.

“O objetivo é conscientizar a população e, principalmente, os turistas, que visitam o município nesta época do ano, sobre os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, 190 (Polícia Militar) e os Conselhos Tutelares”, disse a secretária da Seas.

A campanha vai envolver mais de 300 pessoas, entre lideranças comunitárias, mototaxistas, conselheiros tutelares, voluntários de universidades e donos de hotéis, bares e restaurantes.

“A orientação do governo do Estado é aproveitar o clima de festival para despertar a atenção e conscientizar o público sobre a importância de denunciar crimes de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Regina Fernandes.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Seas, Leuma Cassiano, informou que, durante a campanha, serão distribuídos mais de 1000 ventarolas e adesivos para veículos, com informações sobre os canais de denúncias. Além de Parintins, a ação também vai funcionar em Manaus, nos dias 24, 23 e 24, nos portos Manaus-Moderna, Rodoway e aeroporto.

“A Seas vai distribuir material gráfico nas embarcações que deixam o porto Manaus Moderna e o rodoway, nos três dias que antecedem o festival. A orientação do Governo do Estado é, também, conscientizar a população a população de Manaus”, completou.

 

(Envolverde/Governo do Estado do Amazonas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *